Oxigênio Molecular Dos Cometas É Primordial – Space Today TV Ep.1350

—————————————————————————–

**** VAKINHA DOS ALUNOS DE PÓS EM ASTRONOMIA DA USP!

AJUDE O FUTURO DA ASTRONOMIA NO BRASIL!!!

—————————————————————————–

**** TWITTER DO PROFESSOR JORGE MELENDEZ DA USP – SIGA AGORA!!!

—————————————————————————–

Na Terra encontramos um elemento conhecido como oxigênio molecular, que é muito importante para a vida.

Esse oxig6enio molecular é produzido pelo processo de fotossíntese, ele já foi detectado em satélites congelados de Júpiter, mas não era esperado de ser encontrado em cometas.

Porém, ele foi encontrado sim, no cometa 67P/churyumov-Gerasimenko, os pesquisadores descobriram oxigênio molecular.

O problema é a origem desse oxigênio molecular.

A equipe da sonda Rosetta disse originalmente que esse oxigênio molecular era um oxig6enio primordial que já existia quando o cometa se formou há 4.6 bilhões de anos atrás.

Mas um grupo de pesquisadores, disse que não era não, que esse oxigênio molecular era formado na superfície do cometa por reações com íons energéticos.

Bem, nesse caso os pesquisadores da Rosetta resolveram testar essa teoria, e foram analisar o oxigênio molecular usando essa nova ideia.

Eles chegaram a conclusão que as reações ocorridas na superfície do cometa não conseguiriam gerar a quantidade de oxigênio molecular observado na coma do cometa.

E disseram que, embora exista uma produção de oxigênio molecular na superfície do cometa, a maior parte ainda é sim primordial.

Existem outras teorias para explicar a formação do oxigênio molecular nos cometas, mas elas ainda não puderam ser testadas.

Por enquanto a que prevalece é a do oxigênio primordial, e que está de acordo também com o fato de que o oxigênio molecular estava presente nas nuvens escuras de poeira no início do Sistema Solar, eles podem então ter coletado mais material, formado os cometas e o oxigênio ficou armazenado no seu núcleo.

Os cometas provavelmente são os responsáveis por trazer os blocos fundamentais para a vida para a Terra, a Rosetta descobriu que existe nos cometas, não só água, mas também monóxido de carbono, dióxido de carbono e também oxig6enio molecular.

Todos esses ingredientes quando chegaram aqui na Terra lá no início da história, podem ter encontrado o ambiente ideal para começar o processo de combinação montando moléculas mais complexas até surgir a vida.