A NASA capturou a imagem mais próxima e mais detalhada do Bennu, um asteroide de 78 bilhões de quilogramas que se aproxima da Terra a cada seis anos.
A imagem foi feita no dia 13 de Junho de 2019, enquanto a sonda OSIRIS-REx estava executando sua segunda órbita ao redor do Bennu, a 680 metros de distância da superfície do asteroide. A equipe da OSIRIS-REx observando o Bennu disse que essa é a órbita mais próxima que uma sonda já fez ao redor de um pequeno corpo planetário no nosso Sistema Solar. Isso fez com que a sonda quebrasse o seu próprio recorde de Dezembro de 2018, quando ela estava numa órbita a 1.3 quilômetros de distância do asteroide.
A imagem mostra metade da rocha brilhando, iluminada pela luz do Sol e a outra metade nas sombras. O maior pedaço de rocha do Bennu, formou uma protuberância no hemisfério sul do asteroide também é visível.
A OSIRIS-REx, que significa, Origins, Spectral Interpretation, Resource Identificantion and Security – Regolith Explorer, chegou no Bennu no dia 3 de Dezembro de 2018, depois de ser lançada da Terra em Setembro de 2016. Algumas das primeiras descobertas sobre o Bennu é que ele é cheio de água, coberto por pedaços de rochas, e possui cavernas. Diferente de outros asteroides que nós já observamos, o Bennu é cheio de minerais hidratados, que tem água presa em sua estrutura molecular.
Os cientistas acreditam que o Bennu foi parte de um asteroide muito maior que se arrebentou no Sistema Solar cerca de 700 milhões a 2 bilhões de anos atrás.
Fonte:
Artigo original:
spacetoday.com.br