Para quem é da área de geofísica como eu, essa imagem é espetacular. A imagem acima mostra o que chamamos de espectrograma das vibrações, ou seja, o espectro de frequência ao longo do tempo, que registrado por dois dos três sensores do sismômetro de período curto do módulo de pouso InSight da NASA em Marte. Esse espectrograma mostra os primeiros 1000 segundos, aproximadamente 20 segundos, dos primeiros dados sísmicos adquiridos pela InSight no Planeta Vermelho. As vibrações do lander são causadas pelo vento passando pela sonda, particularmente pelos grandes painéis solares.
O JPL gerencia a missão da InSight para o Science Mission Directorate da NASA. A missão da InSight é parte do Discovery Program da NASA, gerenciado pelo Marshall Space Flight Center da agência em Huntsville no Alabama.
A agência espacial nacional francesa, conhecida como Centre National d’Études Spatiales, ou CNES, em Paris, lidera o consórcio que forneceu o instrumento SEIS para a InSight. O principal investigador para o SEIS é Phillippe Lognonné do Institut de Physique du Globe de Paris, ou IPGP. O Imperial College de Londres e a Universidade de Oxford, construíram os sensores de curto período do sismômetro.
Crédito:
NASA/JPL-Caltech/CNES/IPGP/UKSA/Imperial College London/Oxford
Fonte:
Artigo original:
spacetoday.com.br