OS GIGANTESCOS VAZIOS CÓSMICOS PODEM EXPLICAR A ENERGIA ESCURA!!!

r2d2-star-wars

LIVE HISTÓRRICA DE LANÇAMNETO DO SLS PARA A LUA NA MISSÃO ARTEMIS I:

https://youtu.be/QH5HJF-Xa1Y

BAIXE AGORA DE GRAÇA O E-BOOK SOBRE A MISSÃO ARTEMIS I:

https://spacetoday.com.br/ebook-artemis1/

VÁ NO SITE E FAÇA A SUA RESERVA PARA CONHECER A NASA JUNTO COM O SPACE TODAY:

https://spacetoday.com.br/excursaonasa/

INSCREVA-SE AGORA NO CIÊNCIA SEM FIM:

https://www.youtube.com/c/Ci%C3%AAnciaSemFim

LINK PARA COMPRAR O LIVRO O MUNDO ASSOMBRADO PELOS DEMÔNIOS!!!

https://amzn.to/3SCjRES

De vez em quando aparecem imagens que são divulgadas nas redes sociais e que acabam viralizando mesmo mostrando coisas erradas.

Uma dessas imagens foi publicada recentemente e mostra a Nebulosa Escura Barnard 68.

Quem postou a imagem disse que essa é uma imagem de um grande vazio no universo, uma área gigantesca onde você não encontra nada, apenas escuridão.

Bem, essa imagem essa descrição está errada, na verdade essa é uma grande concentração de poeira e gás e no meio dessa nebulosa está ocorrendo inúmeras formações de estrelas.

Quando você observa a mesma imagem usando o comprimento de onda do infravermelho é possível ver as estrelas no meio dessa parte escura.

Mas essa imagem faz a gente pensar, será que existem regiões vazias no universo, e o que elas representam?

A resposta para essa pergunta é sim, existem regiões do universo que são consiederadas regiòes vazias.

Uma dessas regiões e talvez a mais bem conhecida de todas se chama de Vazio de Bootes, ou o Grande Vazio.

Essa região foi descoberta no ano de 1981 pelo astrônomo Robert Kirshner que trabalhava analisando uma grande quantidade de galáxias para tentar entender a expansão do universo.

À medida que o seu mapa se tornava mais detalhado, algo estranho começou a surgir.

A cerca de 700 milhòes de anos-luz de distância da Terra, apareceu uma região em branco, sem galáxias, sem nada, uma região com 330 milhões de anos-luz de largura onde não se encontra nenhuma galáxia, a região foi então denominada de o Grande Vazio.

Desde então mais mapas do universo foram sendo criados, mapas cada vez mais precisos e com cada vez mais galáxias, quando isso começou a acontecer, os astrônomos perceberam que na verdade, o universo está cheio desses vazios.

Existem estimativas que dizem que cerca de 80% do universo observável seria composto por esses vazios que variam de tamanho indo de 30 até 300 milhões de anos-luz de diâmetro, e o Grande Vazio, ou Vazio de Bootes é um dos maiores, acabou recebendo o nome de supervazio e pode na verdade ser formado pela fusão de outros vazios menores.

Uma questão é, como esses vazios se formaram?

A formação está ligada com o próprio universo, no começo a matéria estava distribuída no universo sem grandes diferenças de densidade de um lugar para outro, mas com o passar do tempo, estrelas se formaram, galáxias, aglomerados e etc, isso froi criando flutuações na densidade, e uma região começou a ficar mais densa que outra, essa regiào mais densa tinha maior atração gravitacional e atraiu mais matéria, enquanto essas regiões ficavam mais densas com mais matérias, mais galáxias, mais aglomerados, outras regiões foram ficando vazias, e esses vazios começaram a crescer e se tornaram o que são hoje.

Esses vazios se comportam como bolhas, a parede desses vazios vai exeercendo uma pressão e quando um vazio encontra outro essa pressão acaba fundindo dois vazios e eles crescem mais ainda. existe a previsão de que daqui bilhões de anos eses vazios por esse efeito irão acabar dissolvendo toda a teia cósmica.

E é aqui que entra uma parte muito interessante.

À medida que a pressão dos vazios vai distorcendo o espaço-tempo, ou seja, à medida que eles se expandem, eles empurram as galáxias em suas fornteiras, fazendo com que elas se separem ganhando da força gravitacional que as unem.

Os pesquisadores descobriram que os efeitos acumulativos de todos os grandes vazios no universo trabalhando para dissolver a teia cósmica levam a uma expansão acelerada do universo, e a força dessa expansão acelerada impulsionada pelos vazios corresponde às atuais estimativas da energia escura.

É uma ideia espetacular, mas logicamente precisa ainda ser muito testada pelos astrônomos.

Mas os vazios cósmicos seriam os responsáveis pela tão misteriosa e falada energia escura!!!

O que acham disso?

Fontes:

https://arxiv.org/pdf/1907.12418.pdf

https://www.livescience.com/dark-energy-may-cause-voids

https://www.iflscience.com/a-giant-hole-in-the-universe-just-what-is-the-botes-void-64689

https://www.sciencefocus.com/space/bootes-void/

#COSMICVOIDS #DARKENERGY #COSMOLOGY

O post OS GIGANTESCOS VAZIOS CÓSMICOS PODEM EXPLICAR A ENERGIA ESCURA!!! apareceu primeiro em SPACE TODAY – NASA, Space X, Exploração Espacial e Notícias Astronômicas em Português.

Artigo original:
spacetoday.com.br