As nuvens em Saturno tomam uma aparência que lembra pinceladas de um pincel cósmico, graças à maneira ondulada como os fluidos se interagem na atmosfera do planeta.
As faixas de nuvens vizinhas se movimentam com diferentes velocidades e direções, dependendo da latitude onde ocorrem. Isso gera uma turbulência, onde as faixas se encontram e leva a gerar essa estrutura ondulada ao longo da interface. A atmosfera superior de Saturno gera uma névoa leve que pode ser vista ao longo do limbo do planeta na bela imagem acima.
Essa imagem em cor falsa, está centrada em 46 graus de latitude norte em Saturno. A imagem foi feita com a câmera de ângulo fechado da sonda Cassini, no dia 18 de Maio de 2017, usando uma combinação de filtros espectrais que preferencialmente admitem os comprimentos de onda do infravermelho próximo. O filtro centrado em 727 nanômetros foi usado para o vermelho, o filtro centrado em 750 nanômetros foi usado para o azul, o canal verde para compor a imagem final RGB foi simulado usando uma média dos dois outros filtros.
A imagem foi obtida a uma distância aproximada de 1.2 milhão de quilômetros de Saturno. A escala da imagem é de 7 km/pixel.
A missão Cassini é um projeto cooperativo da NASA, ESA e ISA. O Laboratório de Propulsão a Jato, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, gerencia a missão para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O módulo orbital Cassini e suas duas câmeras de bordo foram desenhadas, desenvolvidas e montadas no JPL. O centro de operações de imageamento da Cassini fica baseado no Space Science Institute, em Boulder, no Colorado.
Para mais informações sobre a missão Cassini-Huygens visite:https://saturn.jpl.nasa.gov e http://www.nasa.gov/cassini . O site da equipe de imageamento da Cassini, é o:http://ciclops.org .
Crédito: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute
Fonte:
https://www.nasa.gov/image-feature/jpl/pia21341/cloudy-waves-false-color
Artigo original:
spacetoday.com.br