O rastreador de satélites baseado em terra, Marco Langbroek deixou os fãs do espaço de boca aberta nesse final de semana, com o vídeo que ele conseguiu registrar mostrando dezenas de satélites da constelação Starlink cruzando o céu. No dia 23 de Maio de 2019, a SpaceX lançou os primeiros 60 satélites da constelação Starlink. A empresa planeja lançar aproximadamente 12 mil satélites na órbita baixa da Terra, que serão capazes de fornecer internet para todo o mundo. Apesar de figuras precisas com a órbita dos satélites ainda não estar disponível, Marco foi capaz de fazer uma previsão aproximada onde ele poderia registrá-los. Sua previsão foi muito boa que ele conseguiu registrar os satélites passando sobre a sua localização.
Marco escreveu assim, no blog onde publicou originalmente o vídeo:
No dia 24 de Maio de 2019, às 2:30 UT, a SpaceX lançou a constelação Starlink, com uma série inicial de 60 satélites, que depois será ampliada para fornecer internet para todo o mundo.
Um dia depois do lançamento, perto das 22:55 UT do dia 24 de Maio de 2019, esse lançamento resultou numa visão espetacular sobre noroeste da Europa, quando um “trem” de satélites brilhantes, estavam todos se movendo numa linha, no céu. Na sequência uma série de relatos sobre UFOs foram disparados em todo o mundo.
Não existem ainda elementos orbitais para os objetos disponíveis no Space-Track, mas com base na informação orbital inicial, 53 graus de inclinação e inicialmente 440 km de altura, foi possível calcular a órbita e se preparar para a observação.
Minha previsão foi muito boa, os satélites passaram somente 3 minutos antes do previsto.
O trem começou com dois objetos apagados movendo no campo de visão. Então, segundos depois, dezenas de satélites, formando um trem apareceu no meu campo de visão.
Marco disse, que contou no mínimo 56 objetos enquanto os objetos estavam passando sobre a cabeça dele. Ele escreveu:
Nos dias seguintes, o “trem” de satélite irá fazer de duas a três passagens por noite. À medida que eles comecem a manobrar para entrar na sua órbita final, eles ficarão mais espaçados e o “trem” irá se dissipar.
Os objetos foram lançados numa altitude de 440 km, com 53 graus de inclinação. Usando seus motores de íon, eles chegarão até a órbita de 550 km em laguns dias ou semanas.
Marco não foi o único a registrar o “trem” de satélites. Karoline Mrazek e Erwin Matys, do Project Nightglight, na Áustria também foram surpreendidos quando, enquanto estavam observando o céu puderam ver os satélites. Eles disseram:
Nós estamos testando um novo sistema de imageamento no nosso local de observação na Áustria. Repentinamente um rastro de luz se movimentando lentamente apareceu no horizonte, a noroeste do nosso local. Os objetos vagarosamente se movimentaram para leste pelo céu. Dezenas de objetos individuais puderam ser resolvidos a olho nu. Eles estavam com uma magnitude aproximada de 2. O trem de satélites chegou até perto da Polar, aparentemente é lógico, antes de desaparecer na sombra da Terra, às 22:57 UT. A passagem durou alguns minutos.
Essa foi uma das melhores observações que já fizemos, foi algo inesperado, mas foi interessante ver os satélites, e recomendamos que todos busquem por satélites no próximo lançamento da Starlink.
Ainda não existe nenhum tipo de previsão no site Heavens-Above. Os satélites estão atualmente sendo manobrados através de seus propulsores de íon para uma órbita mais alta, e à medida que ficaram mais altos eles ficarão mais apagados. Eles também estão se dispersando e logo perderão a característica de trem.
Fonte:
https://earthsky.org/space/wow-photo-video-spacex-starlink-satellite-train
Artigo original:
spacetoday.com.br