Obi-Wan Kenobi é o maior Jedi de todos e sabe por que?

c3po
c3po ao seu dispor

Quem é o maior Jedi da história de Star Wars? É uma pergunta que divide a base de fãs em rancor amargo, com alguns chamando Yoda de melhor e outros olhando para Revan do Universo Expandido. No entanto, para muitos, não há outra resposta para o maior Cavaleiro Jedi do que Obi-Wan Kenobi.

Nosso primeiro encontro com Obi-Wan veio na forma de Alec Guinness, que transmitiu extensa sabedoria sem quebrar seu comportamento calmo. Kenobi guiou Luke com o ar de um Jedi que tinha um grande plano em mente, até mesmo se sacrificando para manter Luke longe das garras de seu pai.

Então, Ewan McGregor entrou no lugar de Obi-Wan nas prequelas. E mesmo quando esses filmes eram desiguais, ele fez uma versão empolgante de um jovem Obi-Wan que homenageou o personagem original de Alec Guinness enquanto se tornava amado por direito próprio.

Agora, depois de 17 anos longe do personagem, Ewan McGregor está de volta como o lendário Cavaleiro Jedi para sua própria série Obi-Wan Kenobi no Disney Plus. E aqui levantamos por que Obi-Wan Kenobi é o melhor de todos os Mestres Jedi.

Ele é um guerreiro temido

Ao longo de Star Wars: The Clone Wars e da trilogia prequela, Obi-Wan provou ser um guerreiro capaz e um estrategista de batalha habilidoso.

Durante A Ameaça Fantasma, como Obi-Wan e Qui-Gon Jinn estão travados em uma batalha titânica contra Darth Maul, a imprudência de Obi-Wan é evidente enquanto ele continuamente tenta impor sua vontade ao Lorde Sith. Isso acaba com Obi-Wan Kenobi sendo derrubado da passarela e tendo que acompanhar a luta – e antes que ele possa voltar à luta, ele vê seu mestre ser morto pela mão de Darth Maul.

Obi-Wan fica com raiva e começa a lutar emocionalmente com Maul apenas para ser mais uma vez derrubado pelos Sith. Obi-Wan deve primeiro se acalmar para derrotar Darth Maul, usando o velho sabre de luz de seu mestre e a Força. Essa natureza calma dá o tom para todas as lutas posteriores de Obi-Wan. Ele usa sua habilidade e força mental para ganhar vantagem em inúmeros duelos.

Mesmo em seus momentos finais, quando ele está a bordo da Estrela da Morte e enfrentando Darth Vader em combate, Obi-Wan usa seu conhecimento superior e comando da Força para se tornar um, deixando Darth Vader perplexo sobre para onde Obi-Wan foi. Poucos Jedi são tão habilidosos com um sabre de luz quanto Obi-Wan, e sua calma na batalha significa que ele consegue manter a cabeça fria quando os outros não conseguem.

Sua Independência do Código Jedi

Obi-Wan entende e adere ao Código Jedi ao longo de sua vida, mas também está disposto a seguir um caminho diferente do exigido pelo Conselho quando acredita que é o caminho certo a seguir.

Depois de derrotar Darth Maul em A Ameaça Fantasma, ele diz a Yoda que treinará Anakin nos caminhos dos Jedi, independentemente de o Conselho permitir. Além disso, a promessa final de Obi-Wan a Qui-Gon Jinn é mais importante para ele do que a vontade do Conselho Jedi, o que mostra que a mente independente de Qui-Gon está realmente presente dentro de Obi-Wan.

Embora ele não discorde do Conselho em muitos pontos, ele está disposto a ir contra a vontade deles quando necessário – e isso revela uma certa independência do Código Jedi. É uma característica que poucos Jedi que permanecem na Ordem possuem.

Sua Abundante Compaixão

Por causa do Código Jedi, muitas decisões tomadas pelos Jedi parecem implacáveis ​​– mesmo com os Jedi sendo uma religião de pacificadores. Quando um Jedi típico sente que uma situação ultrapassou a razão, eles geralmente recorrem a impor sua vontade sobre seus inimigos.

Obi-Wan Kenobi, no entanto, entende que a compaixão é uma perspectiva chave. Pode-se argumentar que a compaixão de Obi-Wan é o que leva à queda de Anakin Skywalker, pois Obi-Wan ficou cego por sua irmandade com Anakin para ver o que ele se tornou. De fato, Obi-Wan sempre quis acreditar no melhor de Anakin.

E mesmo quando ele é confrontado com o horror das ações de Anakin no Templo Jedi, ele ainda duvidava se seria capaz de matá-lo. Ao deixar Anakin nas margens do lago de fogo, Obi-Wan novamente mostrou que não estava disposto a dar o golpe final, deixando Anakin ao destino. Ao mesmo tempo, o senso de compaixão de Obi-Wan também é o que levou Luke no caminho para redimir seu pai e cumprir a profecia do equilíbrio. Isso nunca teria acontecido sob qualquer outro Mestre Jedi.

Sua incrível perspectiva

O benefício de Obi-Wan ter Qui-Gon como mestre é que Obi-Wan herdou uma perspectiva que o separava dos outros Jedi. Qui-Gon Jinn foi capaz de ver o futuro – mesmo que nem sempre fosse claro – e foi sua decisão levar Anakin para ser treinado porque sabia que Anakin traria equilíbrio.

Obi-Wan tem uma sensação semelhante de saber o que deve ser feito, o que ficou evidente no olhar que ele deu a Darth Vader ao perceber que Luke está do outro lado do hangar assistindo. Obi-Wan sabe algo sobre Luke que Darth Vader ainda não sabe: ele vê que Darth Vader ainda pode ser devolvido à Luz por seu filho, e que Luke deve escapar da Estrela da Morte para fazê-lo. Nesse momento, ele pode ver a saga se desenrolar diante dele e dá um sorriso irônico quando se prepara para se tornar um com a Força.

Muito poucos Jedi são abençoados com a visão que Obi-Wan tem. Essa previsão é uma indicação de como suas habilidades são aprimoradas – mesmo na velhice – o que o dotou de imensa sabedoria e clareza. Obi-Wan continua a guiar Luke do além-túmulo, provando que o que Obi-Wan viu no hangar era o verdadeiro destino de Luke.

Ele realmente entende o equilíbrio

Acima de tudo, as palavras de Qui-Gon Jinn ecoaram verdadeiras quando ele descreveu o futuro de seu aprendiz: “Eu prevejo que você se tornará um grande Cavaleiro Jedi e um homem muito mais sábio do que eu”. Obi-Wan não é o melhor dos Jedi por causa de suas habilidades incomparáveis.

Na verdade, Obi-Wan não é o melhor em tudo – ele nem é o Jedi mais forte em qualquer categoria em particular. O que é verdade sobre Obi-Wan é o seguinte: sua especialidade é não ter fraquezas. Ele é um Jedi poderoso, sábio, talentoso, estratégico, compassivo e abençoado com previsão.

O destino de Obi-Wan se concretizou como previsto por Qui-Gon, que o viu como um homem que faria o que precisava ser feito para o bem maior da Força. No final, Obi-Wan é o mais equilibrado dos Jedi. Ele entende que tudo está sempre mudando e se adapta ao que deve fazer com a maior clareza. Mesmo após a queda de Anakin, Obi-Wan sabe que Anakin ainda pode trazer equilíbrio, e é por isso que ele coloca Luke em seu caminho.

Traduzido e adaptado de: WhatNerd

Artigo original:
sociedadejedi.com.br