——————————————————————–
**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!
http://www.spacetodaystore.com
Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!
——————————————————————————-
Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!
https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join
——————————————————————————-
A Terra é protegida pelo seu campo magnético, isso todo mundo sabe. O campo magnético protege a atmosfera que não é arrancada pelos ventos solares, e protege também a vida na Terra.
O campo magnético do nosso planeta possui uma região que é conhecida como magnetopausa.
A magnetopausa é a região ao redor da magnetosfera onde o vento solar não consegue penetrar.
Mas, a magnetopausa possui movimentos que são importantes em controlar o fluxo de energia dentro do nosso ambiente espacial, com efeitos importantes no clima espacial, ou seja, podem gerar efeitos em redes de energia, sistemas de GPS e até mesmo em aviões.
Há 45 anos, foi proposto um efeito que acontece na magnetopausa que só agora foi observado.
Para poder observar esse fenômeno, os pesquisadores usaram observações de 5 satélites THEMIS da NASA quando eles estavam idealmente localizados quando um jato isolado e forte de plasma atingisse a magnetopausa.
Os satélites foram então capazes de detectar as oscilações na borda da magnetopausa e criando sons dentro do campo magnético da Terra que concorda com a teoria e dá aos pesquisadores a chance de eliminar todas as outras explicações possíveis.
Muitos impulsos que podem impactar o nosso escudo magnético originam do vento solar, partículas carregadas na forma de plasma que continuamente é expelida do Sol, ou são um resultado de interações complicadas do vento solcar com o campo magnético, como tecnicamente foi o caso nesse evento.
Ou seja, quando um impulso atinge a borda do escudo magnético da Terra, ondas viajam pela sua superfície e que são refletidas de volta quando elas se aproximam dos polos magnéticos.
Existem outros planetas no Sistema Solar que também possuem campos magnéticos e esse efeito de tambor pode acontecer.
Os pesquisadores agora precisam entender como as vibrações ocorrem na Terra e se elas existem em outros planetas, além disso, o efeito e as consequências precisam ser estudadas usando observações em satélite e também na Terra.
#TamborMagnético #Terra
Fonte:
https://phys.org/news/2019-02-earth-magnetic-shield-booms-impulses.html
https://www.nature.com/articles/s41467-018-08134-5.pdf
Artigo original:
spacetoday.com.br