Nessas imagens, feitas em 13 de Junho de 2019, os engenheiros no Jet Propulsion Laboatory da NASA, em Pasadena, na Califórnia instalam as pernas e as rodas, conhecidas como suspensão de mobilidade, no rover da missão Mars 2020.
“Agora isso é um rover marciano”, disse David Gruel, o gerente de operações de lançamentos, teste e montagem da Mars 2020 no JPL. “Com a suspensão montada, ele não só parece um rover mas nós temos quase tudo pronto para a integração completa do rover”.
Dentro de algumas semanas, a equipe espera instalar o braço robótico do veículo, a SuperCam que será montada no mastro de instrumentos e o Sample Caching System, que inclui 17 motores separados e irá coletar as amostras do solo marciano e guardar para que em uma missão futura essas amostras possam ser enviadas para a Terra.
Ambas as pernas do rover, são compostas de tubos de titânio, e construídos com o mesmo processo usado para fazer as bicicletas de competição. As rodas nessa imagem são modelos de engenharia e não irão viajar para Marte. Em algum momento em 2020 elas serão substituídas pelos modelos que irão mesmo andar em Marte.
Feitas de alumínio, cada uma das seis rodas, com 52.5 centímetros de diâmetro, possui 48 garras ou cunhas usinadas em sua superfície para fornecer uma excelente tração tanto na areia fofa como nas rochas mais duras. Cada roda tem seu próprio motor. As duas rodas da frente e as duas rodas de trás também têm motores extras o que permite que o veículo possa fazer uma volta de 360 graus.
Quando estiver passando por um terreno irregular, o sistema de suspensão, chamado de “rocker-bogie”, que tem esse nome devido a um sistema de múltiplos pivôs, irá manter o peso relativamente constante em cada uma das rodas e assim minimizar a inclinação do rover para estabilidade. Os engenheiros que vão pilotar o rover, tentam evitar terrenos que possam causar uma inclinação maior que 30 graus, mas mesmo assim, o rover pode aguentar uma inclinação de até 45 graus em qualquer direção sem tombar. Com essa suspensão, o rover pode também passar por cima de rochas e outros obstáculos bem como por depressões que sejam do tamanho das suas rodas.
A missão Mars 2020 será lançada da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral na Flórida em Julho de 2020. Ela chegará na cratera Jezero em Marte em 18 de Fevereiro de 2021.
Com o retorno dos astronautas para a Lua em 2024 através da missão Artemis, o plano é estabelecer uma presença sustentável do ser humano no nosso satélite em 2028. O que for aprendido com a ida do homem para a Lua será usado para preparar os astronautas para ir até Marte.
O JPL está construindo e irá gerenciar as operações do rover da missão Mars 2020 para o Science Mission Directorate da NASA na sede da agência em Washington.
Se você quiser mandar o seu nome para Marte, a borda da missão Mars 2020 ainda dá tempo, as inscrições vão até dia 30 de Setembro de 2019. A inscrição pode ser feita nesse site:
https://go.nasa.gov/Mars2020Pass
Para mais informações sobre a missão, visite:
https://mars.nasa.gov/mars2020/
Fonte:
https://www.nasa.gov/feature/jpl/mars-2020-rover-gets-its-wheels
Artigo original:
spacetoday.com.br