Uma das coisas que estou achando sensacional na Terceira Temporada de Mandalorian, é que a cada semana estamos conseguindo explorar novas facetas da Galáxia muito distante. Na primeira semana tivemos as Baleias do Tempo, depois o Mitosauro, e agora entramos no Programa de Anistia da Nova República. Sim, no terceiro episódio fizemos um desvio para Coruscant. Nós nos cruzamos mais uma vez com o Dr. Pershing, o especialista em clonagem de Moff Gideon, na cidade-planeta quando ele se estabeleceu em uma nova posição como parte do programa de anistia da Nova República. Antes de sua mudança, Pershing passou um tempo no Instituto de Reintegração, um lugar onde ex-imperiais aparentemente passam por reabilitação. Como parte de sua continuação no programa, ele tem que fazer qualquer trabalho que a Nova República lhe designar. Além disso, ele precisa consultar regularmente um dróide para fazer check-ins – como um oficial de condicional. Um andróide de liberdade condicional, se preferir.
Então que tal a gente entrar no detalhe do que conseguimos deste programa ? Se você está afim, vem comigo.
Primeiro, se você não se lembra, o nome do governo que assumiu depois que os rebeldes derrotaram o Império é Nova República. Sabemos que isso surgiu algumas vezes em The Mandalorian, principalmente em relação aos guardas florestais da Nova República. No entanto, algumas publicações de Star Wars detalham muito mais sobre esse período, particularmente a trilogia Aftermath de Chuck Wendig, a trilogia Alphabet Squadron de Alexander Freed e a Bloodline de Claudia Gray.
Na época de The Mandalorian, a Nova República ainda está em seus primeiros anos. O governo é modelado na República Galáctica. O Senado restabelecido elegeu Mon Mothma como sua primeira chanceler.
Coruscant e a Nova República
Coruscant serviu como capital da República Galáctica e do Império, mas não é a capital da Nova República. Como vimos em The Mandalorian, a Nova República tem instalações em Coruscant. No entanto, os livros de Star Wars explicam que a Nova República optou por ter uma capital rotativa. Os mundos membros do Senado se revezam para hospedar a capital. Mon Mothma queria criar um governo mais justo, sim, e também quando a Nova República se formou, o Império ainda controlava Coruscant. Se a Nova República quisesse trabalhar da maneira certa, eles teriam que estabelecer uma capital em outro lugar.
Na época de The Mandalorian, a capital da Nova República, baseada nos livros, é Chandrila.
O Programa de Anisita da Nova República
O Mandaloriano marca a primeira vez que ouvimos o nome específico “programa de anistia da Nova República”. Por meio da instalação que Pershing se junta a Coruscant, podemos ver que é um programa bem estabelecido com vários inscritos. A Nova República oferece reabilitação, incluindo o que parece ser algum nível de terapia, na melhor das hipóteses, ou manipulação cerebral total, na pior das hipóteses. O governo tem algo chamado devorador de mentes que soa horrível. O programa também dá a seus participantes uma designação de letras e números, em vez de se referir a eles por seus nomes reais.
Parece uma prisão disfarçada de programa de anistia. Não está claro se os participantes desertaram voluntariamente ou se a Nova República os prendeu. Talvez seja um pouco dos dois. E talvez a Nova República tenha boas intenções.
Vimos que, uma vez que os antigos imperiais foram reprogramados com sucesso e demonstraram lealdade à Nova República no Instituto de Reintegração, eles se mudaram e começaram a trabalhar para a Nova República. Você pensaria que o governo gostaria de alavancar as habilidades específicas de uma pessoa, mas eles colocaram o Dr. Pershing para trabalhar em um trabalho chato de escritório. Seu supervisor apontou como eles estão atrasados na catalogação de equipamentos imperiais – equipamentos que a Nova República vai jogar fora de qualquer maneira. O trabalho parece sem importância e Pershing gostaria de colocar suas habilidades em prática.
O mentor de Pershing menciona que eles ainda estão “desativando a frota da Aliança”, o que se alinha com os livros de Guerra nas Estrelas. A Frota da Aliança Rebelde se torna a Frota de Defesa da Nova República. A Lei de Desarmamento Militar reduziu o tamanho da frota em 90% logo após a Batalha de Endor. Mon Mothma apresentou a legislação para sinalizar à galáxia que a Nova República era uma democracia, não uma organização de resistência militar como a Aliança Rebelde. Isso aconteceu na sequência da Concordância Galáctica.
A Concordância Galáctica também é relevante para o programa de anistia da Nova República. Ele declarava a rendição do Império e dava perdões condicionais a todos os membros não combatentes do Império. (Todos os oficiais imperiais sobreviventes foram tratados como criminosos de guerra). O programa não precisa necessariamente seguir os livros, mas isso pode significar que a Nova República está tratando Pershing e Elia Kane (que era oficial de comunicações do Império) como criminosos de guerra.
Finalmente, não vamos esquecer o dróide de liberdade condicional. Pershing teve que verificar e responder a perguntas repetitivas sobre seus sentimentos em relação à Nova República. Podemos presumir que o andróide está procurando algum motivo para suspeitar que Pershing é um traidor. Alphabet Squadron apresenta um andróide semelhante em IT-O, que se torna um terapeuta de fato para a desertora imperial Yrica Quell. Um agente da Nova República designa o andróide para determinar se Quell é leal à sua nova causa. O andróide em The Mandalorian é mais superficial em suas funções, mas serve ao mesmo propósito.
Quando a Nova República pega Pershing em um ato de traição, graças a Elia Kane, eles conversam gentilmente sobre a aplicação de um novo modelo de devorador de mentes. Este, o atenuador 602, não é invasivo. Enquanto Kane manipula a situação para seus próprios propósitos, o fato de a Nova República ter um dispositivo capaz de danificar quando usado em níveis elevados é alarmante. Estamos curiosos para saber mais sobre o programa de anistia em The Mandalorian e se Kane tenta escapar dele, ou se está usando ele para limpar as pontas soltas de Gideon.
[Via: Nerdist]
Artigo original:
sociedadejedi.com.br