O Grande Expurgo do Império deixou Mandalore um deserto de vidro e cidades enterradas. Esse bombardeio em massa também transformou a casa dos famosos guerreiros de Star Wars em uma tumba desolada para milhões. Mas o episódio dois da terceira temporada de The Mandalorian revelou que o planeta não é um deserto inóspito e amaldiçoado. O ar de Mandalore é respirável e ainda sustenta a vida. Isso inclui uma criatura muito grande que ninguém vê há muito tempo. O antigo mitossauro, o famoso símbolo da civilização Mandaloriana, não é mais apenas uma lenda. E a sua presença gigantesca pressagia um futuro novo e esperançoso para quem acredita no Caminho.
A História do Mitosauro em Star Wars
Uma imagem de um crânio de mitossauro, com seus chifres voltados para baixo e dentes afiados gigantes, apareceu pela primeira vez na ombreira da armadura de Boba Fett em O Império Contra-Ataca. A gigantesca besta semelhante a um dragão fez sua estreia oficial em uma história em quadrinhos de 1982, Star Wars # 69: Morte na Cidade dos Ossos. No entanto, quando a Disney comprou a Lucasfilm, quase tudo o que sabíamos sobre o mítico leviatã tornou-se discutível. A Disney relegou a grande maioria das histórias da era Lucas fora do alcance dos filmes e da maioria dos programas de TV na categoria recém-criada de Legends. Esses contos não são oficialmente canônicos, embora a Disney ocasionalmente retire de sua biblioteca Legends para novos projetos canônicos.
Na era Disney de Guerra nas Estrelas, os mitossauros começaram a estabelecer um novo cânone em 2015. A versão moderna da besta gigantesca compartilha algumas semelhanças importantes com sua contraparte do Legends. O mitossauro é um animal famoso que teria vagado pelo planeta Mandalore na Orla Exterior dezenas de milhares de anos atrás. E como seus predecessores de Legends, os antigos mitossauros da Disney continuam sendo um símbolo importante para todos os Mandalorianos.
Então o que é o Mitossauro de Mandalore?
Contos antigos dizem que os primeiros Mandalorianos domesticaram os enormes mitossauros e montaram em suas costas. Kuiil fez referência a essa lenda na primeira temporada de The Mandalorian. Ele zombou de Din Djarin por lutar para se sentar no topo de um blurrg, um animal com apenas uma fração do suposto tamanho do mitossauro. “Seus ancestrais montaram o grande mitossauro”, disse Kuiil.
Se os mitossauros realmente existiram, foram muitos milênios antes de The Mandalorian. Acredita-se que os mitossauros tenham sido extintos quando seu exuberante mundo natal se tornou um deserto após as guerras entre Mandalorianos e Jedi. Mas, quer as histórias sobre as feras fossem verdadeiras ou não, os Mandalorianos fizeram do crânio do mitossauro um sinete usado por todo o seu povo. No Livro de Boba Fett, Din Djarin encontrou seu clã realocado graças a um símbolo de caveira de mitossauro oculto, igual ao que Boba Fett usava. A Armeira também adornou sua caverna na estréia da terceira temporada de The Mandalorian com uma pequena réplica do crânio de um mitossauro. E a enorme criatura também dá nome a uma arma mandaloriana, o machado do mitossauro.
Mas mesmo a Armoreira, que serve como a memória de Mandalore e vive de acordo com os credos mais antigos e rígidos de seus ancestrais, não achava que os mitossauros ainda viviam. Como todo mundo, ela acreditava que eles estavam extintos. Agora que sabemos que uma dessas bestas insondavelmente grandes ainda reside nas Águas Vivas abaixo das Minas de Mandalore, uma profecia que ela compartilhou com Din Djarin parece mais possível do que nunca.
A Profecia do Retorno do Mithossauro
No Livro de Boba Fett, a Armoreira contou a Din Djarin sobre a profecia do Darksaber. “Quem quer que o use pode liderar Mandalore inteira”, disse ela. Essa também não foi a única profecia que ela compartilhou com ele. Ela falou de outro sinal de que prenuncia quando o herói prometido unirá seu povo. “As canções de eras passadas predisseram que o mitossauro se ergueria para anunciar uma nova era de Mandalore”, disse ela. Mas, de acordo com a Armoreira, “infelizmente” o mitossauro “só existe em lendas”. (Sim, foi uma meta-piada muito boa.)
Agora que uma mitossauro do tamanho de uma montanha nas Águas Vivas de Mandalore puxou Din para as profundezas e Bo-Katan viu com seus próprios olhos, a profecia da Armoreira pode ser iminente. No entanto, se ela estiver certa sobre o que o retorno do mitossauro prediz, a criatura também pode trazer uma guerra civil Mandaloriana final com ela.
O que nos leva a porque a Armeira culpa Bo-Katan pela destruição de Mandalore
A Armeira contou a Din Djarin sobre como Moff Gideon liderou o Grande Expurgo de Mandalore. Mas o zeloso líder do clã não colocou a culpa final pela Noite das Mil Lágrimas apenas em seus pés. Ela culpou Bo-Katan Kryze por condenar o planeta em primeiro lugar. “Se, no entanto, não for vencida em combate e cair nas mãos dos indignos”, disse a Armeira, “será uma maldição para a Nação. Mandalore será destruída e seu povo espalhado aos quatro ventos.”
Foi assim que Bo-Katan Kryze veio a possuir o Darksaber. Sabine Wren encontrou a arma e deu para Bo-Katan. Seus companheiros Mandalorianos então a nomearam Mand’alor pela segunda vez. Mas seu último reinado logo terminou em tragédia para seu planeta e seu povo. Quando o Império não podia mais controlar Mandalore, Moff Gideon o destruiu, quase acabando com todos os Mandalorianos. E quando ela não voltou com o Darksaber que Gideon havia roubado dela, os seguidores de Bo-Katan a deixaram. Não apenas sozinha, mas sem esperança e amarga.
Será que o Mitossauro conseguirá unir um povo espalhado?
Será que Bo-Katan será perdoadá por seus supostos crimes? Pode Bo-Katan trabalhar com o zeloso clã? Ela seguirá outro que empunha o Darksaber quando quiser recuperar seu trono? Apenas alguns Mandalorianos permanecem na galáxia muito, muito distante. Outra guerra civil entre o povo de Mandalore, como a que deixou o planeta vulnerável a Palpatine, poderia terminar o trabalho que o Império começou. Isto é, a menos que eles se unam sob o único símbolo que sempre os uniu. Só que não é mais um símbolo, porque o mitossauro não é mais apenas uma criatura lendária.
[Via: Nerdist]
Artigo original:
sociedadejedi.com.br