O JAMES WEBB, O PINGUIM E O OVO

r2d2-star-wars

CONSIDERE APOIAR O TRABALHO DO SPACE TODAY, ASSINANDO A PLATAFORMA SPACE TODAY PLUS PREMIUM, POR APENAS R$29,00 POR MÊS, MENOS DE 1 REAL POR DIA!!!

https://spacetodayplus.com.br/premium/

ADQUIRA JÁ O SEU INGRESSO PARA A APRESENTAÇÃO : “SERÁ QUE ESTAMOS SOZINHOS?”, DIA 17 DE AGOSTO 20H NO TEATRO GAZETA, NA AVENIDA PAULISTA, 900!!! LINK PARA COMPRAR O INGRESSO:

https://bileto.sympla.com.br/event/91890/d/264513/s/1807391

Uma dupla de galáxias interativas conhecida como Arp 142 comemora o segundo aniversário científico do Telescópio Espacial James Webb da NASA/ESA/CSA. Sua interação contínua foi posta em movimento entre 25 e 75 milhões de anos atrás, quando o Pinguim (individualmente catalogado como NGC 2936) e o Ovo (NGC 2937) completaram sua primeira passagem. Eles continuarão a tremer e balançar, completando vários loops adicionais antes de se fundirem em uma única galáxia centenas de milhões de anos a partir de agora.

O Telescópio Espacial James Webb faz observações constantes, incluindo imagens e dados altamente detalhados conhecidos como espectros . Suas operações levaram a um “desfile” de descobertas por astrônomos ao redor do mundo. Nunca pareceu tão possível explorar cada faceta do Universo.

A especialização do telescópio em capturar luz infravermelha – que está além do que nossos próprios olhos podem detectar – mostra essas galáxias, conhecidas coletivamente como Arp 142, presas em uma lenta dança cósmica. As observações de Webb (que combinam luz infravermelha próxima e média da NIRCam [Near-InfraRed Camera] e MIRI [Mid-Infrared Instrument] de Webb, respectivamente) mostram claramente que elas são unidas por uma névoa azul que é uma mistura de estrelas e gás, um resultado de sua mistura.

Estima-se que o Pinguim e o Ovo estejam a cerca de 100 000 anos-luz de distância — bem próximos em termos astronômicos. Para contextualizar, a Via Láctea e nossa vizinha mais próxima, a Galáxia de Andrômeda, estão a cerca de 2,5 milhões de anos-luz de distância, cerca de 30 vezes a distância. Elas também vão interagir, mas não por cerca de 4 bilhões de anos.

No canto superior direito da imagem está uma galáxia de ponta, catalogada PGC 1237172, que reside 100 milhões de anos-luz mais perto da Terra. Ela também é bem jovem, repleta de estrelas novas e azuis. Na imagem somente de infravermelho médio de Webb, PGC 1237172 praticamente desaparece. A luz do infravermelho médio captura em grande parte estrelas mais frias e velhas e uma quantidade incrível de poeira. Como a população estelar da galáxia é tão jovem, ela “desaparece” na luz do infravermelho médio.

FONTE:

https://esawebb.org/news/weic2420/

#JAMESWEBB #GALAXIES #UNIVERSE

O post O JAMES WEBB, O PINGUIM E O OVO apareceu primeiro em SPACE TODAY – NASA, Space X, Exploração Espacial e Notícias Astronômicas em Português.

Artigo original:
spacetoday.com.br