O Filho do Krakatoa E O Tsunami na Indonésia – Space Today TV Ep.1642

r2d2-star-wars

——————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

http://www.spacetodaystore.com

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

——————————————————————————-

Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!

https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join

—————————————————————————–

Em 1883 o vulcão conhecido como Krakatoa passou por uma intensa erupção, aliás tão intensa que o vulcão foi totalmente obliterado e desapareceu.

Alguns anos depois, em 1927, na caldeira do vulcão destruído surgiu outro vulcão, chamado de Anak Krakatoa, ou, o Filho do Krakatoa.

Esse vulcão é um dos mais ativos do mundo, e fica situado entre as Ilhas de Java e Sumatra na Indonésia.

O problema desse vulcão ser muito ativo é que essa região do mundo é muito povoada e dependendo da erupção que o vulcão apresenta, pode ser um grande problema para a população que vive ao seu redor.

Como temos acompanhado nesses últimos dias.

Aparentemente o Anak Krakatoa terá o mesmo fim que seu pai, e é isso que vamos conversar agora, pois a última erupção foi tão intensa que fez com que uma parte do vulcão entrasse em colapso e esse colapso gerou uma massa de rocha tão grande que ao cair no oceano gerou ondas gigantes que atingiram a Indonésia como Tsunamis matando centenas de pessoas até o momento.

As pessoas que estudam o Krakatoa, através de relatos e com as imagens de satélites disponíveis conseguiram montar a sequência de eventos que provavelmente aconteceu com o vulcão.

Primeiro uma nova fonte de lava surgiu no duto superior do Anak Krakatoa entre 20 e 21 de Dezembro de 2018, fazendo com que a atividade explosiva aumentasse, com chafariz de lava e emissões de fluxos de lava a partir da abertura no cume. Essa atividade provavelmente atingiu seu pico na noite de 22 de Dezembro, quando moradores puderam ver a olho nu a mais de 40 km de distância

Depois disso, na noite de 22 de Dezembro, chafariz de lava fluíram e atingiram o oceano, provavelmente na costa sul ou sudeste do vulcão.

Por volta das 21:00, hora local, o peso da rápida acumulação de lava no cone subaéreo e submerso disparou uma instabilidade e um grande deslizamento de terra, removeu uma parte do cone sudoeste, um flanco do vulcão colapsou. Esse rápido deslocamento causou a Tsunami que atingiu a costa de Java às 21:30, hora local.

Como consequência, a água do oceano ganhou acesso a uma grande massa de rocha quente e possivelmente ganhou acesso ao próprio duto, disparando uma série de explosões de vapor que produziram a pluma de cinza observada posteriormente.

Vocês viram como as imagens de satélite mostram claramente o flanco obliterado do vulcão e as ondas geradas pela massa de rocha que atingiu o oceano.

Qual o futuro do vulcão? Isso ninguém sabe, a atividade vulcânica continua intensa e aparentemente o vulcão está perdendo mais massa, pode ser que o vulcão desapareça como o próprio pai.

Vamos continuar acompanhando tudo o que acontece com o Anak Krakatoa e podemos estar acompanhando de perto a morte de um vulcão.

Um outro fato importante, estudos mostram que as Tsunamis geradas pelo deslizamentos de terra em vulcões como nesse caso são mais devastadoras do que as geradas por terremotos.

#Krakatoa #AnakKrakatoa #Tsunami

Artigo original:
spacetoday.com.br