A foto acima mostra a Lua durante um eclipse lunar total. A imagem foi obtida na noite de 15 de maio de 2022 no Observatório do Paranal do ESO no Chile. Durante um eclipse lunar, a Terra se encontra diretamente entre o Sol e a Lua, bloqueando parte da luz solar, o que faz com que uma sombra seja lançada na superfície do nosso satélite.
A cor vermelha é causada pelos raios solares interagindo com a atmosfera terrestre. A luz emitida pelo Sol contém todo um espectro de cores. A luz azul é dispersada pela atmosfera num processo chamado Espalhamento de Rayleigh (a razão pela qual o céu é azul), enquanto a luz vermelha passa mais facilmente através da atmosfera, sendo ligeiramente defletida. Esta luz vermelha chega à superfície da Lua, dando-lhe este dramático tom avermelhado.
Esta foto foi tirada durante a totalidade do eclipse, altura em que a Terra bloqueia a maior parte da luz solar, por dois colegas no ESO com o auxílio de um telescópio amador chamado “UT5”, em homenagem aos seus irmãos muito maiores, os quatro Telescópios Principais de 8 metros do Very Large Telescope do ESO. Curiosidade: os astrônomos costumam tirar espectros de eclipses lunares para compreenderem melhor as assinaturas que a vida pode deixar na atmosfera da Terra, o que é uma referência muito útil na busca de assinaturas semelhantes em exoplanetas.
Crédito:
Aedo, F. Durán/ESO
Fonte:
https://www.eso.org/public/brazil/images/potw2221a/
O post O Eclipse Total Da Lua Direto do Observatório Paranal Do ESO No Chile apareceu primeiro em SPACE TODAY – NASA, Space X, Exploração Espacial e Notícias Astronômicas em Português.
Artigo original:
spacetoday.com.br