VENHA PARTICIPAR DO CURSO DE ASTRONOMIA DO SPACE TODAY:
http://academyspace.com.br/bigbang
—————————————————–
ASSISTA O VÍDEO DA NED:
https://www.youtube.com/watch?v=ywmXvsHBBp4
——————————————————————–
VISITE A LOJA DO SPACETODAY:
https://www.spacetodaystore.com
——————————————————————–
SEJA MEMBRO DO SPACE TODAY E AJUDE COM A CRIAÇÃO DE CONTEÚDO SÉRIA NA ÁREA DE ASTRONOMIA:
https://www.patreon.com/spacetoday
https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join
——————————————————————–
A Terra é um planeta realmente espetacular.
Você já ouviu falar na Zealândia?
A Zealândia, é um continente perdido do planeta Terra, é um pedaço de crosta continental que fica bem perto da Austrália.
Quase toda a Zealândia fica abaixo do oceano, com a exceção de poucas partes protuberantes, como a Nova Zelândia e a Nova Caledônia.
Mas a Zealândia não é composta de uma crosta oceânica rica em magnésio e ferro.
Ao invés disso ela é composta de uma crosta continental menos densa.
Essa grande questão geológica é conhecida desde a década de 1970.
Só teria um jeito de resolver esse dilema, perfurando o fundo do oceano, coletando amostras e estudando essas amostras, assim seria possível contar a história geológica da região e então entender o que aconteceu.
Então, em 2017, uma expedição chamada de International Ocean Discovery Program Expedition 371, perfurou o oceano na região onde está a Zealândia e coletou amostras.
Os fósseis presentes nas amostras indicaram algo ainda mais interessante com relação a Zealândia.
Além de mostrar que a Zealândia era mesmo um continente antigo e perdido da Terra, essas análises mostraram que as porções ao norte da Zealândia se ergueram entre 1 e 2 km enquanto que outras seções afundaram na mesma quantidade.
Isso aconteceu antes do continente como um todo afundar 1 km abaixo da água.
Ao calcular o tempo geológico em que isso aconteceu, veio a grande surpresa.
Esse processo todo aconteceu no mesmo período em que estava acontecendo uma reorganização global de placas tectônicas no planeta Terra.
Uma reorientação das numerosas dorsais meso oceânicas e todo o processo de subducção.
Toda essa transformação deu origem ao que conhecemos hoje como Anel de Fogo, um anel de atividade vulcânica e sísmica que contorna todo o Pacífico.
Todo esse trabalho é muito importante, pois sabemos que a subducção é que comanda o ciclo tectônico da Terra, e essa descoberta joga uma luz sobre como esse processo todo pode ter começado.
Outra coisa interessante é que o surgimento do Anel de Fogo se deu praticamente de forma simultânea em todo o Pacífico.
Os pesquisadores bolaram uma hipótese para explicar isso, o chamado evento de ruptura de subducção, esse evento pode ter ativado falhas antigas que estavam doentes por milhões de anos.
Esse evento pode ter levado milhões de anos, e as análises dos dados obtidos sobre o continente perdido da Zealândia pode nos ajudar a determinar como e porque isso aconteceu e quais as consequências para os animais, para as plantas e para o clima global.
A dificuldade nesse caso é que não existe nenhum evento análogo recente e isso vai dificultar muito o entendimento de tudo, porém, a tecnologia está aí, e novas amostras podem ser coletadas e novas análises podem ser feitas.
Agora me responde, a Terra não é mesmo um planeta fascinante? Será que em algum lugar do universo existe um mundo tão complexo quanto o nosso planeta?
Deixem aí nos comentários.
Fontes:
https://www.geosociety.org/GSA/News/pr/2020/20-03.aspx
#Zealandia #Earth #SpaceToday
Artigo original:
spacetoday.com.br