Esse rico e denso conjunto de estrelas é um massivo aglomerado globular de estrelas, uma coleção de estrelas unidas pela gravidade e que orbita a Via Láctea. Aglomerados globulares são mais densos e mais esféricos que os aglomerados abertos de estrelas, como as Plêiades. Eles normalmente possuem centenas de milhares de estrelas e acredita-se que todas elas se formaram ao mesmo tempo.
Estudos têm mostrado que esse aglomerado globular, chamado de NGC 6139 é o lar de uma população antiga de estrelas. A maior parte dos aglomerados globulares que orbitam a Via Láctea têm uma idade estimada de mais de 10 bilhões de anos, como resultado disso eles contêm algumas das estrelas mais antigas da nossa galáxia, formadas bem no início da vida da galáxia. Contudo, o seu papel na evolução galáctica é ainda uma matéria de muito estudo.
Esse aglomerado é visto aproximadamente na direção do centro da Via Láctea, na constelação de Escorpião. Essa constelação é uma verdadeira mina de ouro para objetos astronômicos fascinantes. O Hubble já observou nessa constelação nebulosas na forma de borboleta, sistemas estelares binários surpreendentes e outros belos aglomerados globulares de estrelas.
Fonte:
http://spacetelescope.org/images/potw1826a/
Artigo original:
spacetoday.com.br