O ARPÃO QUE PODE LIMPAR A ÓRBITA DA TERRA | SPACE TODAY TV EP.1717

r2d2-star-wars

——————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

http://www.spacetodaystore.com

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

——————————————————————————-

Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!

https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join

——————————————————————————-

O lixo espacial já é uma realidade, as consequências de termos a órbita da Terra repleta de detritos espaciais pode ser muito grave, para por exemplo, os satélites de comunicação, as estações espaciais e até para astronautas.

Tudo isso está fazendo com que muitos cientistas ao redor do mundo pensem em alternativas para que de alguma forma possamos limpar a atmosfera da Terra, ou pelo menos, diminuir a quantidade de detritos espaciais.

Os especialistas estimam que existam cerca de 8 mil toneladas de lixo espacial e de detritos na órbita da Terra.

Dentre as iniciativas pensadas e testadas para limpar a atmosfera da Terra, talvez a que tenha ido mais longe e que ainda continua sendo testada seja a missão conhecida como RemoveDebris.

O RemoveDebris foi lançado a bordo da Dragon da SpaceX em Abril de 2018, após chegar na ISS, o satélite foi montado e lançado pelos astronautas usando o equipamento japonês desenhado para lançar cubesats a bordo da ISS.

Depois de lançado o primeiro experimento do RemoveDebris foi usar uma rede para capturar um pequeno cubesat lançado por ele mesmo, isso aconteceu em Setembro de 2018, em Outubro de 2018, um segundo CubeSat foi lançado e foi rastreado usando uma câmera colorida e laser para determinar a localização, a velocidade e a orientação do alvo.

No dia 8 de Fevereiro de 2019, o RemoveDebris testou uma nova tecnologia para acabar com o lixo espacial. Um arpão.

Isso mesmo, no dia 8 de fevereiro o satélite estendeu um braço de 1.5 metros de comprimento com uma placa na ponta e então lançou um arpão a 20 metros por segundo que atingiu em cheio o alvo. E com um cabo no arpão, o lixo espacial ficaria ali pendurado numa boa.
O arpão foi desenvolvido pela Airbus Defense and Space na Inglaterra.

Em comparação com a rede, o arpão pode ser mais perigoso e em um satélite real ele precisa ser atirado longe dos tanques de combustível para evitar uma explosão no espaço e também precisa ter cuidado para não atingir outras partes de um satélite.
O experimento foi considerado um sucesso, pois agora é possível entender como o arpão funciona no vácuo do espaço e como ele pode ser usado para minimizar o problema do lixo espacial.
Ainda falta uma tecnologia para ser testada no RemoveDbris, e que deve ser testada em Março de 2019. Nesse último experimento, uma vela solar será acoplada no lixo espacial, para que aumente o arrasto, a altitude diminua e o lixo então entre na atmosfera da Terra.

O RemoveDebris é um projeto de 17 milhões de dólares, financiado por um comitê de empresas e universidades europeias.

Os engenheiros esperam depois que acabar os experimentos, estudar os resultados obtidos e assim posteriormente testar esse sistema e missões maiores para ver se o projeto pode ser escalonado.

Vamos aguardar a vela, e ver se essa será a maneira de limparmos um pouco a nossa atmosfera do lixo espacial.

#Arpão #RemoveDEBRIS

Fonte:

https://spaceflightnow.com/2019/02/15/experimental-british-satellite-tests-harpoon-in-orbit/

Artigo original:
spacetoday.com.br