Embora os anéis não tenham tantas cores como o arco-íris, no céu de Saturno eles são os arcos mais proeminentes e com certeza cruzam toda a extensão do firmamento. A partir de locais na região equatorial do planeta, eles devem aparecer bem finos no céu vistos de lado. Mais perto dos polos, os anéis devem aparecer bem mais largos, e em alguns locais, em algumas partes do ano de Saturno eles devem até bloquear o Sol por parte do dia.
Essa bela imagem, foi feita pela câmera grande angular da sonda Cassini, no dia 10 de Abril de 2017, com a sonda apontada para o lado iluminado pelo sol dos anéis e localizada a cerca de 19 graus acima do plano dos anéis.
A imagem foi obtida a uma distância de aproximadamente 1.1 milhão de quilômetros de Saturno e o conjunto, Sol-Saturno-Cassini estava em fase com ângulo de 128 graus. A escala da imagem é de 69 km/pixel.
A missão Cassini é um projeto cooperativo da NASA, ESA e ISA. O Laboratório de Propulsão a Jato, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, gerencia a missão para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O módulo orbital Cassini e suas duas câmeras de bordo foram desenhadas, desenvolvidas e montadas no JPL. O centro de operações de imagens da Cassini fica no Space Science Institute em Boulder no Colorado.
Para mais informações sobre a missão Cassini-Huygens, visite, http://saturn.jpl.nasa.gov e http://www.nasa.gov/cassini. O site da equipe de imageamento da Cassini é o: http://ciclops.org.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute
Fonte:
https://www.nasa.gov/image-feature/jpl/pia21339/ring-bow