Nuvens de Kordylewski: Confirmados Os Novos “Satélites” Naturais da Terra – Space Today TV Ep.1547

r2d2-star-wars

——————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

http://www2.spacetodaystore.com

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

——————————————————————————-

Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!

https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join

—————————————————————————–

Será que a Terra ganhou duas novas Luas?

Em 1961, um astrônomo polonês, observou nuvens de poeira localizadas no ponto de equilíbrio entre a Terra e a Lua, conhecido como Ponto de Lagrange, L5.

Desde então vários relatos foram feitos dessas nuvens, mas devido ao fato de serem muito apagadas e estarem localizadas a cerca de 400 mil km da Terra, a existência dessas nuvens nunca foi confirmada.

Mas agora isso pode ter mudado.

Antes é preciso saber que entre a Terra e a Lua nós temos pontos de equilíbrios gravitacionais, chamados de Pontos de Lagrange, entre eles está o L4 e o L5.

Embora esses pontos não sejam totalmente estáveis pois são influenciados pela atração gravitacional do Sol, são pontos onde se tem um equilíbrio entre a Terra e a Lua.

As nuvens de 1961 foram chamadas de Nuvens de Kordylewski, em homenagem ao astrônomo polonês que as descobriu.

Agora, uma equipe de astrônomos da Hungria, resolveram modelar essas nuvens, para descobrir como eles se formaram e como poderiam ser detectadas.

Os pesquisadores estavam interessados na aparência dessas nuvens usando filtros polarizadores, que transmitem luz numa determinada direção de oscilação.

Com o modelo pronto, eles usaram um telescópio privado com câmeras CCD poderosas e obtiveram imagens que mostram a luz polarizada refletida pela poeira.

Eles conseguiram observar padrões que se ajustam com as previsões feitas e com as observações feitas lá em 1961.

Os pesquisadores conseguiram eliminar a possibilidade de ser ruídos, ou artefatos do instrumento, indicando que a presença das nuvens podia então ser confirmada.

Os pontos L4 e L5 devido a estabilidade são vistos como pontos onde se pode colocar sondas espaciais, estações, além de ter propostas de se armazenar poluentes nesses pontos.

A confirmação das nuvens é um grande marco na astronomia, já que essas nuvens são praticamente esquecidas pela astronomia normalmente, e é impressionante, termos a confirmação de nuvens de poeira sendo satélites do nosso planeta.

OS pesquisadores já planejam missões para os pontos L4 e L5 para entender o quão estáveis esses pontos são, e lógico para tentar detectar de forma mais direta essas nuvens, as novas luas do nosso planeta.

#MeetESO

Fonte:

https://phys.org/news/2018-10-earth-cloud-satellites.html

Artigos:

https://academic.oup.com/mnras/article/480/4/5550/5089220

https://academic.oup.com/mnras/article/482/1/762/5114270

Artigo original:
spacetoday.com.br