A imagem acima mostra as nuvens de Júpiter em tonalidades azuladas incríveis e foi feita pela sonda Juno da NASA.
A sonda Juno, registrou essa imagem, quando a sonda estava a somente 18906 km acima do topo das nuvens de Júpiter. Só para você ter uma noção essa é a distância entre Nova York e Perth, na Austrália. A imagem que tem suas cores realçadas e que mostra um sistema de nuvens no hemisfério norte de Júpiter, foi feita no dia 24 de Outubro de 2017, às 14:24 hora de Brasília, quando a Juno estava sobre a latitude 57.57 graus norte, cerca de 3/5 de distância do equador de Júpiter em direção ao polo norte do planeta, e realizava seu nono sobrevoo sobre o Gigante Gasoso.
A escala espacial da imagem é de 12.5 km/pixel.
Devido ao alinhamento entre a Juno, Júpiter e o Sol, quando a sonda registrou essa imagem, as nuvens de altitudes mais elevadas podem ser vistas gerando sombras nas suas redondezas. Esse comportamento é mais fácil de ser observado nas regiões embranquecidas da imagem, mas também em pontos isolados nas áreas da parte inferior e à direita da imagem.
Os cientistas cidadãos, Gerald Eichstädt e Seán Doran, processaram essa imagem usando os dados da JunoCam.
Você também pode processar esses dados, as imagens brutas obtidas pela JunoCam ficam disponibilizadas para serem processadas pelo público em geral, no seguinte endereço:
www.missionjuno.swri.edu/junocam
Mais informações sobre a missão Juno podem ser encontradas nos endereços:
https://www.nasa.gov/juno e http://missionjuno.swri.edu
Créditos da Imagem: NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS/Gerald Eichstädt/ Seán Doran
Fonte:
https://www.nasa.gov/image-feature/jpl/pia21972/jupiter-blues
Artigo original:
spacetoday.com.br