Os pesquisadores de segurança da equipe MalwareHunterTeam descobriram um novo ransomware chamado PUBG Ransomware. Uma coisa que chama a atenção é que o ransomware desbloqueará os arquivos do usuário caso ele jogue o PlayerUnknown’s Battlegrounds.
O que é um ransomware?
Ransomware é um tipo de malware que restringe o acesso ao sistema ou certos arquivos e cobra um valor de “resgate” para que o acesso possa ser restabelecido.
Exemplos conhecidos incluem o CryptoLocker, CryptoWall, CTBLocker, CoinVault e Bitcryptor.
Ferramentas para desbloquear arquivos criptografados por este tipo de ameaça também estão disponíveis no portal No More Ransom. O portal foi lançado pela Unidade de Crime de Alta Tecnologia da Polícia Holandesa, European Cybercrime Centre (EC3) da Europol e duas empresas de cibersegurança – a Kaspersky Lab e a Intel Security.
Acesse o portal clicando aqui.
PUBG Ransomware
Quando do PUBG Ransomware é executado no computador, ele criptografará os arquivos do usuário e adicionará a extensão .PUBG a eles.
Depois que o processo de criptografia é concluído, o ransomware oferecerá duas maneiras de o usuário recuperar seus arquivos. A primeira é digitar o código s2acxx56a2sae5fjh5k2gb5s2e no campo Restore Code e clicar no botão Restore:
A segunda maneira requer que o usuário jogue PlayerUnknown’s Battlegrounds, um popular jogo multiplayer para Windows. Quando o usuário executa o jogo, o ransomware detectará seu processo e iniciará a descriptografia dos arquivos:
O ransomware não parece ser muito nocivo e pode ter sido criado mais para assustar do que para causar grandes problemas para os usuários.
‘Pesquisadores descobrem novo ransomware chamado PUBG Ransomware
O post Pesquisadores descobrem novo ransomware chamado PUBG Ransomware apareceu primeiro em BABOO.
Artigo original:
www.baboo.com.br