Confira neste artigo algumas novidades no Windows 10 April 2018 Update (Windows 10 v1803). A atualização foi lançada nesta segunda-feira pela Microsoft.
O April 2018 Update está disponível gratuitamente para os usuários das versões suportadas do Windows 10 através do Windows Update e da Media Creation Tool.
Novidades no Windows 10 April 2018 Update
Esta atualização do Windows 10 introduz mais elementos da nova linguagem de design Microsoft Fluent Design System em diversas áreas do sistema operacional, como a Central de Ações, o navegador Microsoft Edge, o calendário na área de notificação e o aplicativo Configurações (que ganhou um efeito translúcido no painel do lado esquerdo):
No menu Iniciar, ao clicar com o botão direito do mouse em um bloco dinâmico o menu de contexto agora exibe mais opções para o usuário:
Uma das principais novidades no Windows 10 April 2018 Update é o recurso Windows Timeline, que reúne o histórico de atividades do usuário em uma linha do tempo para que ele possa voltar para o que estava fazendo ou um aplicativo ou documento, por exemplo, em um determinado dia:
A Timeline pode ser acessada através do botão Visão de Tarefas:
O usuário pode limpar seu histórico de atividades e alterar outras configurações acessando a área abaixo no aplicativo Configurações:
Ao acessar a Timeline o usuário também pode usar a opção exibida na parte superior para criar áreas de trabalho virtuais:
Antes da Timeline, as novas áreas de trabalho virtuais podiam ser criadas como mostrado abaixo:
O novo Assistente de Foco, que é uma versão melhorada do recurso Não Incomodar, permite que o usuário só seja notificado em situações específicas. Com isso ele pode se concentrar no que está fazendo e sem distrações:
Nos PCs com hardware compatível, os usuários podem configurar a autenticação biométrica do Windows Hello a partir da própria tela de login.
A categoria Facilidade de Acesso no aplicativo Configurações foi redesenhada para tornar mais fácil para o usuário encontrar o que ele estava procurando e ela também ganhou mais algumas opções:
Sobre o suporte para o controle com os olhos, este recurso ainda está em estágio Beta e requer hardware compatível. Saiba mais aqui.
No Gerenciador de Tarefas, processos suspensos agora são destacados com o ícone mostrado na imagem abaixo na coluna Status:
Usuários que jogam no PC agora podem priorizar um determinado jogo ou aplicativo para que ele faça melhor uso da placa de vídeo instalada. Para isso, acesse a área Vídeo na categoria Sistema do aplicativo Configurações e clique no link abaixo:
Selecione Aplicativo clássico no menu e clique no botão procurar para localizar seu jogo:
Clique no botão Opções, selecione Alto desempenho e confirme:
O navegador Microsoft Edge também foi atualizado no Windows 10 April 2018 Update e uma das novidades é que certas extensões agora podem ser usadas com o navegador no modo de navegação InPrivate:
Também é possível desativar o áudio para guias abertas clicando no ícone destacado na imagem:
O suporte para livros no formato EPUB no Microsoft Edge foi atualizado e a interface para os marcadores e índice de conteúdo ganhou um novo visual:
Ainda sobre o suporte para livros, o navegador agora permite que livros gratuitos no formato EPUB sejam salvos pelo usuário e o progresso de leitura de livros nos formatos EPUB e PDF são sincronizados mais rapidamente no Windows 10 April 2018 Update.
O Hub com os Favoritos, Histórico, Downloads e Lista de leitura no Microsoft Edge foi redesenhado e ganhou elementos da linguagem de design Microsoft Fluent Design System:
Outra novidade no Microsoft Edge é que as Ferramentas para Desenvolvedores no navegador (F12) agora podem ser posicionadas verticalmente:
Na parte de segurança, uma das novidades no Windows 10 April 2018 Update é o suporte para o recurso Windows Defender Application Guard no Windows 10 Pro. Antes desta atualização este recurso só estava disponível no Windows 10 Enterprise.
Saiba mais e veja como habilitar o Windows Defender Application Guard no Windows 10 Pro clicando aqui.
Na área Proteção contra vírus e ameaças da Central de Segurança do Windows Defender, o link Proteção contra ransomware oferece acesso rápido ao recurso Acesso a pastas controladas, que foi introduzido originalmente no Windows 10 Fall Creators Update. Com ele você pode proteger arquivos e pastas contra acesso não autorizado:
Em Proteção de Contas você pode exibir informações da sua conta, configurar o Windows Hello e o Bloqueio dinâmico:
Em Segurança do dispositivo você pode habilitar algumas opções de segurança dependendo do suporte para virtualização do hardware e se um chip TPM (Trusted Platform Module) está ou não presente.
Sem chip TPM presente:
Com chip TPM presente:
Em Atualização e Segurança no aplicativo Configurações, a área Windows Defender foi rebatizada como Segurança do Windows e oferece acesso rápido às configurações na Central de Segurança do Windows Defender:
Os usuários agora podem habilitar a opção abaixo na categoria Privacidade para utilizar o visualizador de dados de diagnóstico. Quando a opção é habilitada, o usuário é redirecionado para a Microsoft Store ao clicar no botão Visualizador de Dados de Diagnóstico onde ele poderá fazer o download do aplicativo de mesmo nome. O aplicativo permite que os usuários visualizem os dados coletados pela telemetria do Windows:
Também é possível clicar no botão Excluir para apagar todos os dados de diagnóstico coletados no PC.
A assistente pessoal Cortana foi atualizada ganhou mais recursos cem certas regiões. O Caderno também ganhou um novo visual:
Outras novidades no Windows 10 April 2018 Update algumas mudanças no aplicativo Configurações que visam facilitar a vida do usuário. Uma delas é o suporte para ativação e desativação de programas que são inicializados com o Windows:
Em PCs compatíveis, é possível alterar configurações relacionadas a HDR:
O Sensor de Armazenamento oferece links para que o usuário libere espaço em disco imediatamente ou configure a liberação de espaço automaticamente:
É possível habilitar a sugestão de texto durante a digitação com teclado físico, mas por enquanto este recurso só está disponível em inglês:
A categoria Personalização agora inclui a área Fontes, que oferece um link para que o usuário baixe mais fontes na Microsoft Store e visualize as fontes instaladas no PC:
A Microsoft Store oferece fontes gratuitas e pagas:
Os pacotes de idioma (Language Packs) agora estão disponíveis na Microsoft Store como Pacotes de Experiência Local:
O Windows 10 agora exibe um novo layout para as opções de privacidade durante a instalação do sistema operacional e todas as opções podem ser revisadas pelo usuário na categoria Privacidade do aplicativo Configurações:
Se você trabalha com imagens, o suporte nativo para imagens no formato HEIF (High Efficiency Image File Format) está disponível no Windows 10 April 2018 Update.
Este formato de imagem visa oferecer maior qualidade, taxa de compressão e mais recursos em comparação com outros formatos como JPEG, GIF e PNG. Saiba mais sobre ele aqui.
Esta atualização também introduziu o suporte para Progressive Web Apps (PWAs) no Windows 10, com o novo aplicativo oficial do Twitter. Os PWAs podem ser atualizados automaticamente pelos desenvolvedores sem que eles precisem esperar pela publicação da atualização na Microsoft Store.
O post Novidades no Windows 10 April 2018 Update apareceu primeiro em BABOO.
Artigo original:
www.baboo.com.br