Você é o tipo de pessoa que não publica uma selfie sem antes dar aquela tratada no Photoshop para não só dar aquele retoque básico, mas também para garantir que a imagem chegue às redes sociais da melhor maneira possível? Pois a Adobe pode estar preparando uma excelente novidade para você. A empresa divulgou nesta segunda-feira (10) um vídeo apresentando uma nova tecnologia que utiliza um sistema de inteligência artificial para gerar selfies ainda mais bonitas.
A demonstração foi publicada no YouTube e mostra como a novidade vai funcionar na prática. Como o próprio título da apresentação entrega, o objetivo da proposta é apontar o potencial futuro para esse tipo de fotografia. Entre os exemplos que aparecem está a possibilidade de automaticamente definir a profundidade de campo, que destaca os objetos do primeiro plano do resto da imagem. Isso permite que você desfoque tudo o que está ao seu redor, dando mais ênfase àquele sorriso ou à maquiagem especial que você preparou para a festa.
Outras opções incluem novos filtros que alteram de maneira significativa a foto. Algumas delas alteram até mesmo a abertura da imagem, evitando aquela sensação de que seu rosto está ocupando toda a tela do smartphone. Também é possível modificar o ângulo do seu rosto e importar filtros presentes em outras imagens. Isso significa que você poderá buscar uma foto qualquer no Google e replicar o efeito na sua própria selfie com apenas um toque na tela.
No entanto, isso não quer dizer que se trata exatamente de um aplicativo que está sendo produzido. Não fica claro se a Adobe está mesmo trabalhando com esse intuito ou apenas desenvolvendo tecnologias que podem ser adotadas por outros serviços ou mesmo pelas fabricantes. Como eles dizem várias vezes na demonstração, esse é o potencial do que a fotografia móvel pode ser no futuro, o que significa que até mesmo a Apple ou a Samsung podem abraçar esse conceito e, a partir de uma parceria, incorporar as novidades em seus sistemas.
De qualquer forma, trata-se de uma proposta mais do que interessante. Ainda que muita coisa soe exagerada — como controlar o ângulo do rosto do usuário —, trazer mais opções de edição a algo que é usado cada vez mais no dia a dia é um caminho sem volta e a Adobe parece disposta a tornar tudo isso real. Vamos esperar, portanto, para descobrir como essas novidades vão se converter em algo prático para o usuário.