Depois de muita espera, a Microsoft finalmente trouxe a Atualização para Criadores do Windows 10 que todos aguardavam. Em tese, ela só vai ser liberada para os demais usuários nas próximas semanas, mas aquelas pessoas mais ansiosas podem fazer o download manual do conteúdo direto pelo site da empresa e conferir todas as novidades em primeira mão antes dos “reles mortais” que vão esperar pela atualização automática do sistema.
Neste primeiro momento, porém, é recomendado que apenas usuários avançados baixem o conteúdo. Isso porque o arquivo se encontra no formato ISO, que nem todo mundo sabe como executar. Além disso, o download é recomendado para quem pretende fazer uma instalação limpa, ou seja, zerando o computador para que ele receba a nova versão do sistema. Outra opção é quem quer testar as novidades em uma máquina virtual.
Para executar a ISO, é preciso baixar o arquivo pelo site da Microsoft e enviá-lo para alguma mídia, como USB, DVD ou mesmo algum programa capaz de executar o formato. A partir disso, basta seguir os procedimentos apresentados em tela para garantir a sua nova versão do Windows 10. A instalação costuma ser demorada, então procure algo para fazer enquanto espera.
O lançamento da Atualização para Criadores via download manual estava agendado inicialmente para a próxima terça-feira, 11 de abril, mas a Microsoft preferiu antecipar a data para que os usuários mais ansiosos pudessem já ir se acostumando à novidade. Entre as adições ao sistema está um novo modo jogo, o chamado Paint 3D e um novo sistema de atualização muito mais amigável ao usuário.
Como instalar
Passo 1
Se você faz parte do time dos usuários ansiosos e quer colocar o também chamado Creators Update em seu computador o quanto antes, tudo o que você precisa fazer é baixar o conteúdo no site da Microsoft. Ao clicar neste link, você já começa o download de um arquivo executável de 17 MB — o Media Creation Tool. É esse arquivo que vai criar a ISO ou fazer a instalação direta se você assim preferir.
Passo 2
Para gravar a ISO, selecione a opção “Criar mídia de instalação (pen drive, DVD ou arquivo ISO) para outro computador”. Isso vai permitir que você crie um disco dedicado à instalação do update que pode ser usado várias vezes e em máquinas diferentes.
Passo 3
Em seguida, selecione as opções da sua preferência, como o idioma, a edição do sistema e a arquitetura usada. O instalador permite que você edite como preferir, mas também traz uma opção considerada mais recomendada para a sua máquina que leva em conta as configurações atuais.
Passo 4
É nesse momento que o instalador vai ser gerado de verdade. Se você optou por um pendrive ou uma DVD, coloque as mídias no computador e espere que o processo conclua — o que pode demorar um tempo dependendo da velocidade da sua internet. Também é possível gerar a ISO, que pode ser baixada direto no computador.
Já para quem não utiliza o Windows 10 e quer migrar para a versão mais recente do sistema, a dica é ir até a página da Microsoft e baixar o arquivo dedicado a este fim. Na página, basta escolher a opção “Creators Update” e definir o idioma e a arquitetura do sistema. Feito isso, a ISO já será baixada e você só precisa executá-la para dar início a todo o processo.
Via: MS Power User, Engadget