Um cobertor de estrelas observa serenamente lá do alto o Cerro Paranal, no Chile, à medida que o Sol nascente aquece suavemente o horizonte com tons de vermelho e amarelo.
O Cerro Paranal abriga o Very Large Telescope (VLT) do ESO — e esta fotografia panorâmica mostra o telescópio em todo o seu esplendor. Podemos ver os quatro Telescópios Principais de 8,2 metros do VLT alinhados do lado esquerdo da imagem, prontos para explorar o Universo.
Podemos ver também dois dos Telescópios Auxiliares de 1,8 metros do lado direito; o VLT tem quatro destes telescópios no total, todos móveis ao longo de uma rede de trilhos, podendo por isso altera suas posições de acordo com a necessidade. Ao fundo, vemos ainda o VLT Survey Telescope de 2,6 metros (VST) — a mais recente adição ao Paranal — visível após o Telescópio Principal que se situa mais à direita.
Acima e entre os dois Telescópios Principais mais à esquerda vemos a nossa vizinha mais próxima, a Galáxia de Andrômeda, que aparece como uma mancha brilhante no céu noturno.
Esta fotografia foi obtida pelo Embaixador Fotográfico do ESO Alexandru Tudorică.
Crédito:
ESO/A. Tudorică
Fonte:
http://eso.org/public/brazil/images/potw1811a/
Artigo original:
spacetoday.com.br