A Apple perdeu mais de 50% de participação de mercado no Brasil, segundo dados apresentados pela consultoria Counterpoint na terça-feira, dia 14.
Em um extenso relatório, a empresa mostra que a empresa liderada por Tim Cook viu as vendas de celulares caírem 16% no Brasil em 2016. Além disso, a participação da empresa no país caiu de 8,3% para apenas 3,8% — menos da metade do registrado em 2015.
O motivo disso você já deve imaginar: os altos preços cobrados pela Apple por seus aparelhos. A característica nunca foi atraente no mercado brasileira e no atual cenário de crise afastou ainda mais o público dos gadgets.
“As fabricantes que ganharam espaço foram as que conseguiram oferecer celulares menos caros”, disse a Counterpoint. É o caso, por exemplo, da Samsung, que viu seus celulares saltarem de 40% de participação para 47%. A Alcatel também viu seus aparelhos ganharem nas graças do público, saltando de 3,6% para 5,5% de participação no mercado nacional — mais do que a Apple.
Também chama a atenção a aparição da Motorola como a segunda fabricante que mais vende smartphones por aqui. Apesar de não ser uma das maiores fabricantes mundiais, o bom trabalho da empresa com seus aparelhos, que têm um bom custo-benefício, renderam uma participação de 12,9% no mercado.
“O Brasil é um mercado muito concentrado. (…) Para terem sucesso, as marcas precisam ter fábricas locais ou um parceiro. Sem isso, elas devem pagar impostos de 60% para importar uma unidade”, disse Pav Sharma, da Counterpoint, ao explicar o fenômeno Motorola. Sem essa articulação, empresas como Sony e Xiaomi não têm fôlego nem força suficiente para concorrer aqui como têm no resto do mundo.
Fonte: Folha de S.Paulo