Essa linda imagem do Telescópio Espacial Hubble da NASA e da ESA mostra o brilhante aglomerado globular de estrelas NGC 6569 localizado na constelação de Sagitário. O Hubble explorou o coração desse aglomerado usando a sua Wide Field Camera 3 e a Advanced Camera For Surveys, revelando assim o brilho intenso das estrelas nesse verdadeiro baú de tesouro astronômico.
Aglomerado globulares são estáveis, compactados e contém de dezenas de milhares de estrelas até milhões de estrelas, e são associados com todos os tipos de galáxias. A intensa atração gravitacional desse pacote de estrelas significa que os aglomerados globulares possuem uma forma esférica regular com um centro densamente povoado, como é possível ver no coração dessa imagem feita pelo Hubble.
Essa imagem foi feita durante uma pesquisa de aglomerados globulares localizados próximos do centro da Via Láctea. Esses objetos são evitados em outras pesquisas pois a poeira espalhada pelo centro da nossa galáxia bloqueia a luz desses aglomerados globulares e altera as cores das estrelas que residem neles. Os aglomerados globulares são muito importantes para os astrônomos, pois neles é possível estudar o processo de evolução estelar. As cores das estrelas localizadas nos aglomerados globulares podem fornecer aos astrônomos informações sobre as suas idades, composições e temperaturas.
Os astrônomos propuseram essas observações combinando dados do Hubble com dados de arquivos, permitindo assim medir as idades dos aglomerados globulares, incluindo o NGC 6569. O estudo desse aglomerado também forneceu informações sobre a estrutura e a densidade de aglomerados globulares presentes na direção do centro da Via Láctea.
Crédito: ESA/Hubble & NASA, R. Cohen
Fonte:
https://esahubble.org/images/potw2226a/
O post NGC 6569 – Um Verdadeiro Tesouro Astronômico Observado Pelo Hubble apareceu primeiro em SPACE TODAY – NASA, Space X, Exploração Espacial e Notícias Astronômicas em Português.
Artigo original:
spacetoday.com.br