A foto acima mostra a galáxia espiral sem barra conhecida como NGC 5033, localizada a aproximadamente 40 milhões de anos-luz de distância da Terra, na constelação de Canes Venatici. A galáxia é similar em tamanho à Via Láctea, com um pouco mais de 100 mil anos-luz de diâmetro. Como na Via Láctea, os braços espirais da NGC 5033 são pontuados com regiões azuis, indicando que estrelas estão se formando ali. As manchas azuis abrigam estrelas jovens e quentes em processo de formação enquanto que estrelas mais velhas e mais frias popular o centro da galáxia fazendo com que quele pareça mais avermelhado na imagem.
Em contraste com a Via Láctea, a NGC 5033, não tem uma barra central. Ao invés disso ela tem um núcleo brilhante e energético, chamado de núcleo ativo de galáxia, que é energizado por um buraco negro supermassivo. Esse núcleo ativo recebe uma classificação especial de galáxia do tipo Seyfert. Devido a atividade no núcleo da NGC 5033, a galáxia brilha com intensidade em todo o espectro eletromagnético. Essa energia emitida mostra que o buraco negro central está atualmente devorando estrelas, poeira e gás, que estão nas suas proximidade. À medida que a matéria cai no buraco negro supermassivo, ela irradia em diferentes comprimentos de onda.
Como essa galáxia está relativamente próxima da Terra, ela é um alvo ideal para ser estudada pelos astrônomos, que sempre têm o objetivo de entender em detalhe como funciona um núcleo ativo de galáxia, além disso, o seu tamanho relativamente grande no céu e o seu brilho, também faz com que ela seja um belo alvo para os astrônomos amadores.
Crédito:
ESA/Hubble & NASA
Acknowledgement: Judy Schmidt
Fonte:
Artigo original:
spacetoday.com.br