A imagem acima mostra a NGC 3384, pelas suas características, ela é chamada de galáxia elíptica. Essas galáxias brilham de forma difusa, têm uma forma arredondada, apresentam poucas feições, e raramente mostram sinais de formação de estrelas. Elas são, na verdade, dominadas por estrelas velhas e avermelhadas. Isso faz com que elas se diferenciem bem das galáxias espirais, como a nossa galáxia, que possui uma significante população de estrelas jovens e azuis, dispostas em braços espirais ao redor de um centro brilhante.
Contudo, a NGC 3384, também apresenta pistas de estruturas de disco em direção ao seu centro, que acaba formando uma barra central de estrelas que corta o seu centro. Muitas galáxias espirais também apresentam essa barra, como é o caso da Via Láctea. As barras galácticas afunilam o material através e ao redor do centro galáctico, ajudando a manter e alimentar as atividades e processos que ali ocorrem.
A NGC 3384 está localizada a aproximadamente 35 milhões de anos-luz de distância da Terra, na direção da constelação de Leão. Essa imagem foi feita usando a Advanced Camera for Surveys do Telescópio Espacial Hubble.
Crédito:
ESA/Hubble & NASA, B. Lehmer et al.
Fonte:
https://www.spacetelescope.org/images/potw1919a/
Artigo original:
spacetoday.com.br