As galáxias no universo aparecem em diversas formas e tamanhos. Um dos principais tipos de galáxias que nós observamos no universo são as galáxias espirais, como pode ser demonstrado nessa bela imagem feita pelo Hubble da NGC 2985. A NGC 2985 está localizada a aproximadamente 70 milhões de anos-luz de distância do Sistema Solar, na constelação da Ursa Maior.
A intrincada e quase perfeita simetria aqui mostrada revela a incrível complexidade da NGC 2985. Vários braços espiralados se esticam ao girar ao redor do núcleo brilhante da galáxia, desaparecendo e dissipando lentamente até que essas estruturas majestosas desaparecem no vazio do espaço intergaláctico, trazendo um belo final ao seu esplendor estrelado.
Ao longo do tempo, as galáxias espirais tendem a colidir com outras galáxias, muitas vezes resultando em fusões. Esses eventos de coalescência misturam as estruturas sinuosas das galáxias originais, suavizando e arredondando sua forma. Esses objetos possuem uma beleza própria, distinta das galáxias espirais de onde vieram.
Crédito:
ESA/Hubble & NASA, L. Ho
Fonte:
https://spacetelescope.org/images/potw1928a/
Artigo original:
spacetoday.com.br