A NGC 2336, é uma galáxia, grande, linda e azul, e essa aí que aparece nessa imagem fantástica feita pelo Telescópio Espacial Hubble. A galáxia espiral barrada se espalha por imensos 200 mil anos-luz em diâmetro e está localizada a aproximadamente 100 milhões de anos-luz da Terra, na constelação do hemisfério norte de Camelopardalis.
Seus braços espirais são pontuados com estrelas jovens, visíveis aqui com a sua intensa luz azul. Em contraste, a parte central mais avermelhada da galáxia é dominada por estrelas mais velhas.
A NGC 2336 foi descoberta em 1876, pelo astrônomo alemão Wilhelm Tempel, usando um telescópio de 28 centímetros. Essa é imagem do Hubble, lógico é muito melhor que a do Tempel, já que o Hubble tem um espelho medindo 2.4 metros de diâmetro, cerca de 10 vezes o tamanho do telescópio do Wilhelm, o que faz com que a descoberta tenha sido mais espetacular ainda.
Em 1987, os astrônomos observaram na NGC 2336, uma supernova do Tipo-Ia, a única supernova observada na galáxia desde a sua descoberta em 1876.
Crédito:
ESA/Hubble & NASA, V. Antoniou
Agradecimento: Judy Schmidt
Fonte:
https://esahubble.org/images/potw2109a/
Artigo original:
spacetoday.com.br