A galáxia NGC 1156 lembra uma delicada árvore cerejeira que floresce na primavera, nessa bela imagem feita pelo Hubble. As muitas “cerejas” brilhantes, dentro da galáxia, são na verdade berçários estelares, regiões onde novas estrelas estão ganhando vida. A luz energética emitida pelas estrelas recém-nascidas nessas regiões ao ser emitida e encontrar bolsões próximos de gás hidrogênio, brilham com uma tonalidade rosa característica.
A NGC 1156 está localizada na constelação de Aries. Ela é classificada como uma galáxia anã irregular, significando que ela não tem uma forma espiral ou arredondada clara, como outras galáxias têm, e tem um tamanho reduzido, e possui uma região central relativamente grande que tem uma densidade maior de estrelas.
Alguns bolsões de gás dentro da NGC 1156 giram na direção oposta ao resto da galáxia, sugerindo que ela teve uma aproximação com outra galáxia no passado. A gravidade dessa outra galáxia, e o caos gerado por esse encontro, pode ter bagunçado uma rotação mais ordenada que ela provavelmente possuía, produzindo o comportamento estranho que nós observamos hoje em dia.
Crédito da imagem:
ESA/Hubble, NASA, R. Jansen
Fonte:
https://spacetelescope.org/images/potw1927a/
Artigo original:
spacetoday.com.br