No Brasil desde 2011, o Netflix vem em uma curva ascendente de crescimento que já ultrapassa os segmentos mais tradicionais de televisão no país, na frente de alguns canais abertos de televisão e provedores de TV a cabo.
Segundo o portal Notícias da TV, especializado no mercado de televisão, o serviço de streaming já tem uma base de assinantes pagantes com mais de 6 milhões de pessoas, ultrapassando a marca de empresas como Sky, ficando atrás apenas da NET, que tem 7 milhões de assinantes.
Na parte de faturamento, a empresa também está em alta. De acordo com o levantamento realizado pelo portal, o Netflix já possui no país uma receita anual estimada em R$ 1,290 bilhão, valor acima do que canais abertos como o SBT arrecadam em um ano.
Os números divulgados pelo Notícias da TV e produzidos por uma empresa não identificada foram calculados através de loggins na internet, tráfego de dados e pesquisas de mercado. A margem de erro é de até 10%. De acordo com o estudo, a Netflix tinha 3,2 milhões de assinantes em outubro do ano passado, e saltou para 6 milhões em setembro deste ano.
Com base nos dados levantados, o Brasil pode ser colocado entre os três maiores mercados do Netflix, ficando atrás dos Estados Unidos e lado a lado com o Reino Unido e Canadá. De acordo com o último balanço oficial da companhia, o ano será encerrado com aproximadamente 40 milhões de assinantes fora dos Estados Unidos, aumento de 46% sobre o registrado em 2015.
Vale lembrar que a Netflix é um serviço que se encaixa da categoria das over-the-top (OTT), que utilizam as infraestruturas das operadoras, o que tira custos da operação. Além disso, a empresa não paga impostos como ICMS e Condecine (taxa sobre registro de títulos), já que o pagamento da assinatura é feito via cartão de crédito.
A ausência do imposto sobre circulação de mercadorias implicaria uma economia de R$ 200 milhões para a empresa no último ano, conforme apontou o levantamento. A Netflix respondeu ao site que “é uma empresa baseada no Brasil e paga todos os impostos devidos”.
Fonte: Meio e Mensagem