NASA REPRODUZ EM LABORATÓRIO O INÍCIO DA VIDA NA TERRA | SPACE TODAY TV EP.1725

r2d2-star-wars

Link para a página de venda do curso:

http://academyspace.com.br/bigbang/

Link para o canal do Arthur – Mamãe Falei:

target=”_blank” rel=”nofollow”>https://www.youtube.com/channel/UCkSjy-IOEq-eMtarZl2uH1Q

Link para a live de lançamento da Soyuz:

https://www.youtube.com/watch?v=ROrMJ_7jtbE

——————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

http://www.spacetodaystore.com

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

——————————————————————————-

Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!

https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join

——————————————————————————-

A aproximadamente 4 bilhões de anos atrás, a vida no planeta Terra começou, tudo indica, nas chamadas fumarolas, ou fontes hidrotermais existentes no assoalho oceânico.

Essas fontes hidrotermais lançam no oceano fluido aquecido abaixo da crosta da Terra. Quando essas fontes interagem com a água do mar que está envolta, cria-se um ambiente que está em constante fluxo, ambiente esse necessário para a vida se desenvolver e mudar.

Esse ambiente escuro, aquecido, alimentado pela energia química da Terra, pode ser a chave para se entender como a vida começou aqui e como ela pode se desenvolver em outros mundos.

Para entender exatamente o que acontece nesse ambiente no fundo dos oceanos, um grupo de astrobiologas da NASA resolveram recriar em laboratório esse ambiente, e através dessa simulação física eles podem estudar, e entender como a vida pode ter começado.

As astrobiologas usaram os ingredientes que estavam presentes no início da Terra.

Elas combinaram água, minerais e am6onia, ingredientes necessários para iniciar a formação de aminoácidos.

A solução foi aquecida até 70 graus celsius que era a temperatura encontrada nas fontes hidrotermais e ajustaram o pH para imitar um ambiente alcalino.

Foi adicionado o hidróxido de ferro, abundante na Terra e retirado o oxigênio.

o hidróxido de ferro reagiu com pequenas quantidades de oxigênio e produziu aminoácidos e ácidos alfa hidroxis, esses ácidos são fundamentais para a formação de moléculas orgânicas mais complexas que levam a formação da vida.

O experimento, resultado de 9 anos de pesquisa mostrou que em condiçòes geológicas similares àquelas encontradas na Terra, é possível formar aminoácidos e ácidos alfa hidroxis a partir de uma simples reação sob as condições certas que acontecem no assoalho oce6anico.

Essa pesquisa é de suam importância para 3 casos específicos no sistema solar.

Em Europa e Encélado pode estar acontecendo exatamente esse processo, pois acredita-se que no assoalho dos oceanos submersos existam fumarolas.

E em Marte pode ter acontecido esse processo, onde aminoácidos podem ter se formado pela combinação de minerais ricos em ferro e a água que existia no planeta.

Em exoplanetas, os astrônomos podem encontrar assinaturas que levem a identificação da presença de alguns desses processos.

Com esse tipo de trabalho é possível, além de desenvolver sondas para investigar os mundos do Sistema solar de forma mais efetiva, também entender como seriam as assinaturas encontradas nos exoplanetas.

#Vida #FontesHidrotermais

Fontes:

https://www.nasa.gov/feature/jpl/nasa-study-reproduces-origins-of-life-on-ocean-floor

file:///C:/Users/Usuario/Downloads/life-08-00035.pdf

Artigo original:
spacetoday.com.br