A NASA selecionou a empresa Lockheed Martin para construir um pequeno foguete que irá transportar no futuro, as amostras de rochas que estão sendo recolhidas pelo rover Perseverance em Marte, e levar elas para a órbita do Planeta Vermelho.
A NASA anunciou no dia 7 de fevereiro de 2022, que assinou um contrato de 194 milhões de dólares com a Lockeheed Martin, para ela desenvolver o chamado Mars Ascent Vehicle, ou MAV, um elemento essencial na campanha da missão que recebe o nome de Mars Sample Return, e que está sendo desenvolvida pela NASA e pela ESA.
O MAV será transportado para Marte a bordo do Sample Retrieval Lander da NASA, que também irá levar um rover desenvolvido pela ESA. Esse rover irá recolher as amostras de rochas e regolito que o rover Perseverance está coletando em Marte agora, e levar as amostras para o lander. O Perseverance também terá a capacidade de levar por ele mesmo algumas amostras para o lander.
Essas amostras serão então colocadas em um contânier no MAV, que será então lançado para a órbita de Marte. Lá na órbita, estará o orbitador, conhecido como Earh Return Orbiter, da ESA, que irá pegar o contânier do sistema da NASA e enviar para a Terra.
O contrato cobre o design, o desenvolvimento, o teste e a avaliação geral do MAV e do seu equipamento de suporte em terra. Nem a NASA, nem a Lockheed Martin anunciaram detalhes técnicos adicionais sobre o design, mas a NASA assinou um contrato com a Northrop Grumman em março de 2021 avaliado em 84.5 milhões de dólares para fabricar e fornecer os motores de combustível sólido do primeiro e do segundo estágio do MAV.
O comprometimento com o Mars Ascent Vehicle por meio desse contrato representa um passo inicial e concreto nessa missão muito desafiadora, não só de pousar em Marte, mas também de decolar de Marte com as amostas de rochas. A missão Mars Sample Return está no final da sua fase conceitual e as peças estão começando a se encaixar para que possamos trazer para a Terra as primeiras amostras de outro planeta.
Os oficiais da NASA forneceram poucas atualizações sobre o estado da fase conceitual do desenvolvimento em um encontro em 2 de fevereiro de 2022 do Mars Exploration Program Analysis Group, onde fizeram apresentações sobre as atuais e as futuras missões para Marte. Os oficiais disseram que uma revisão dos requerimentos do sistema para a missão Mars Sample Return acontecerá no mês de abril de 2022.
Essa revisão irá acessar questões estratégicas sobre como a campanha será executada, incluindo as datas e os elementos técnicos adicionais. Uma revisão independente lançada em novembro de 2020 fez algumas recomendações como o adiamento do lançamento do Sample Retrieval Lander e do Earth Return Orbiter de 2026 para 2028, examinando se o lander poderia ser dividido em dois landers separados, e se eles poderiam usar um gerador termoelétrico por radioisótopos, a pilha nuclear ao invés de painéis solares, para o landers, ou para os landers.
A NASA não anunciou nenhuma decisão sobre isso ainda. O anúncio da NASA diz que o Sample Retrieval Lander está programado para ser lançado em 2026. Contudo, o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, no dia 7 de fevereiro de 2022, respondeu prontamente sobre a missão Mars Sample Return logo depois do anúncio do contrato para o MAV e disse que a timeline é que a missão seja lançada em 2028 e que as amostras sejam enviadas para a Terra em meados dos anos 2030. Tem muita coisa ainda para acontecer com essa missão, vamos acompanhando por aqui!!!
Fonte:
https://spacenews.com/lockheed-martin-wins-contract-to-build-rocket-for-mars-sample-return/
O post NASA Assina Contrato Com a Lockheed Martin Para Desenvolver O Foguete da Missão Mars Sample Return apareceu primeiro em SPACE TODAY – NASA, Space X, Exploração Espacial e Notícias Astronômicas em Português.
Artigo original:
spacetoday.com.br