A Terra vista em fotos e vídeos já mostra o quão bonita ela pode ser, mas nada deve se comparar a exergar o nosso planeta lá de cima, do espaço — os astronautas que o digam. Enquanto essa oportunidade não é acessível para todos nós, a NASA quer dar um gostinho de como é essa visão detalhada e, por isso, anunciou que fará um streaming da órbita terrestre em tecnologia 4K.
Esta será a primeira vez que a agência espacial americana fará uma transmissão da Terra em qualidade Ultra HD (3.840 × 2.160 pixels de resolução). A videoconferência está marcada para o dia 26 de abril, às 14h30 pelo horário de Brasília, e acontecerá em um painel durante a palestra “Reaching for the Stars: Connecting to the Future with NASA and Hollywood”, num evento em Las Vegas feito em parceria com a Amazon Web Services (AWS).
O debate contará com a participação de executivos da AWS e das astronautas Tracy Caldwell Dyson e Peggy Whitson, sendo que esta última falará direto da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), da qual assumiu o comando nesta semana. Também estão confirmados Rodney Grubbs, gerente do programa do banco de imagens da agência espacial, e Dave McQueeney, investigador sênior do IBM Watson Group.
Além de marcar a primeira transmissão 4K do espaço, o evento mostrará como funciona o novo software fornecido pela AWS, serviço de computação da nuvem oferecido pela Amazon. A empresa, junto da NASA, quer testar a conversa em tempo real entre especialistas aqui na Terra com os astronautas na ISS. Isso sem contar que, a partir do próximo dia 26, os astronautas terão acesso a imagens ainda mais nítidas do planeta Terra por meio dos novos equipamentos de captura em Ultra HD.
Lembrando que a transmissão poderá ser acompanhada pelo site da NASA.
Fonte: Variety