A empresa brasileira de soluções gestão empresarial MXM Sistemas lança nesta semana sua nova ferramenta de inteligência MXM Insights, baseada na API Personality Insights da plataforma de computação cognitiva Watson, da IBM.
A nova ferramenta é parte dos esforços da companhia para implementação de inteligência às ofertas de sua plataforma de gestão empresarial MXM-WebManager, que é resultado da transformação da antiga solução de ERP da MXM em um portal web unificado para entrega de serviços.
Três novos recursos serão disponibilizados através da MXM Insights: MXM Recruitment, focado no uso de inteligência para realização de processos seletivos; MXM Team Analysis, para monitoramento de performance de equipes e gestão interna de talentos; e MXM Educacional, focada em instituições de ensino para a avaliação vocacional de estudantes.
“Você já ouve no mercado de TI uma divulgação grande do potencial do Watson, mas, particularmente, não via aplicações de grande alcance que possibilitem o uso desses recursos”, avaliou Maurício Felgueiras, presidente da MXM Sistemas.
A solução já foi apresentada a clientes da empresa há duas semanas, mas chega oficialmente ao mercado na próxima quinta-feira (15), quando a MXM demonstrará, durante a FITIC 2016, um aplicativo piloto que utiliza o Watson para análise de personalidade. Por enquanto, ainda não há implementações da MXM Insights em produção.
A plataforma será comercializada em um modelo de subscrição via web, com um valor mínimo mensal e pagamentos adicionais por consulta. De acordo com Felgueiras, o modelo deve possibilitar um pequeno investimento de entrada e estimular a adoção da solução também por pequenas e médias empresas.
Para o ano que vem, a empresa espera lançar uma segunda solução baseada no Watson, voltada para auxiliar organizações na tomada de decisões estratégicas de negócio. No entanto, a ferramenta ainda não tem data de lançamento confirmada.