A imagem acima mostra uma visão do modelo de desenvolvimento térmico da Juice dentro do Large Space Simulator no coração técnico da ESA, na Holanda.
Juice, ou Jupiter Icy Moon Explorer, é uma futura missão da ESA para explorar o maior planeta do Sistema Solar e seus satélites naturais congelados e com oceano no seu interior. Planejada para ser lançada em 2022, ela irá embarcar numa viagem de 7 anos, fazendo uma série de sobrevoos, pela Terra, Vênus, Terra, Marte, e novamente pela Terra, antes de deixar o chamado Sistema Solar interno e rumar para Júpiter.
Para garantir que a sonda irá sobreviver às extremas variações de temperatura que ela experimentará ao longo da jornada, um teste de verificação térmica foi concluído em Maio de 2018.
Um modelo da sonda, todo envolvido por múltiplas camadas de isolante térmico é visível em primeiro plano, enquanto que lâmpadas de alta energia e espelhos do simulador do Sol, podem ser vistos na parte superior do frame. O simulador de Sol foi usado para aquecer a face da nave que irá ficar voltada para o Sol até cerca de 200 graus Celsius. Enquanto isso, a temperatura interna da câmara de vácuo foi baixada a -180 graus Celsius, através da utilização de nitrogênio líquido para reproduzir as condições frias do espaço nos lados da sonda que não estarão voltados para o Sol.
Essa fase quente foi seguida por uma fase fria que simulou o ambiente de baixa temperatura em Júpiter mantendo as condições frígidas dentro da câmara e desligando as lâmpadas que simulam o Sol.
Fonte:
Artigo original:
spacetoday.com.br