O experimento NASA’s Extreme Environment Mission Operations, ou NEEMO, acontece a mais de 18 metros de profundidade, abaixo da superfície do Oceano Atlântico. Durante nove dias, astronautas, engenheiros e cientistas, vivem e trabalham debaixo d’água, testando novas tecnologias que poderão depois serem usadas no espaço.
Samantha é a comandante da expedição NEEMO desse ano de 2019. Desde o dia 13 de Junho de 2019, ela e seus aquanautas estão vivendo e trabalhando debaixo d’água, saindo de seu habitat todo dia para explorar o ambiente ao redor simulando caminhadas espaciais.
Durante essas caminhadas espaciais simuladas, eles estão testando protótipos para dois equipamentos da ESA que irão ser usados depois para expedições no futuro que devem recolher amostras lunares. O feedback dos aquanautas irá ajudar a refinar o desenvolvimento dos equipamentos para a sua utilização na Lua.
No mês passado, Samantha e o astronauta da ESA Tim Peake, se prepararam para a missão no Neural Buoyancy Facility da ESA, um dos quatro tanques de imersão desse tipo que são feitos para ensaiar, para refinar os procedimentos e testar a tecnologia que será usada.
O NBF no centro de astronautas da ESA em Colonia, na Alemanha, é regularmente usado para treinar astronautas em caminhadas espaciais para a ISS, mas – ajustando a flutuabilidade dos astronautas e dos equipamentos que eles usam – ele também pode ser usado para simular a gravidade parcial da Lua.
Fonte:
https://phys.org/news/2019-06-neemo-space-gear-sea.html
Artigo original:
spacetoday.com.br