A Operation IceBridge, a maior pesquisa aérea para entender o gelo polar, voou sobre a porção norte da Península Antártica no dia 16 de Outubro de 2018. Durante a pesquisa, desenhada para se acessar as mudanças na altura do gelo de algumas geleiras drenando e erodindo a Larsen A, B e C, o cientista sênior da IceBridge Jeremy Harbeck, registrou um iceberg tabular, com ângulos retos flutuando entre o gelo do mar ao lado da plataforma de gelo conhecida como Larsen C. A foto desse iceberg circulou de forma intensa nas redes sociais durante esses dias.
“Eu achei bem interessante, eu normalmente vejo icebergs com bordas retas, mas eu nunca tinha visto antes um com dois cantos com ângulos retos como esse”, disse Harbeck. O iceberg retangular parece ter sido recentemente arrancado da Larsen C, que em Julho de 2017 lançou no mar o massivo iceberg conhecido como A68, um pedaço de gelo que tem o tamanho do estado norte-americano de Delaware.
Em outra foto, Harbeck, registrou tanto a borda do agora famoso iceberg, e um iceberg um pouco menos retangular. Essa imagem também registrou o A68 à distância.
“Eu estava na verdade mais interessado em registrar o iceberg A68 que nós iríamos sobrevoar, mas eu penseis que esse iceberg retangular era visualmente interessante, e bem fotogênico, então eu resolvi fazer algumas fotos”, disse Harbeck.
O voo da missão IceBridge, partiu de Punta Arenas, no Chile, e faz parte de uma campanha de cinco semanas da missão, que começou em 10 de Outubro de 2018 e está planejada para ser concluída em 18 de Novembro de 2018.
Fonte:
Artigo original:
spacetoday.com.br