A nova missão para caçar exoplanetas, chamada de Characterising Exoplanet Satellite, ou CHEOPS, da ESA, passou com sucesso pela revisão final para que seja lançada a bordo de um foguete Soyuz, direto da base de Kourou na Guiana Francesa.
Todas as avaliações técnicas realizadas pela Arianespace nos aspectos fundamentais da missão, incluindo a trajetória do lançamento e a separação da carga útil, mostraram resultados positivos.
“Nós estamos satisfeitos por termos passado por esse importante marco na missão e rebido luz verde da Arianespace”, disse Nicola Rando, gerente de projeto da missão CHEOPS da ESA.
O manifesto de lançamento da Arianespace para os próximos meses está atualmente em discussão, com a data exata para a CHEOPS ser enviada para Kourou e a confirmação da data de lançamento será um estágio posterior. Tudo indica que o lançamento deve acontecer no final de 2019.
A CHEOPS é uma missão para estudar exoplanetas. Ela irá observar estrelas brilhantes que já são conhecidas por abrigar planetas, medindo a minúscula queda de brilho da estrela quando o planeta passa na sua frente.
A missão terá como alvos estrelas que abrigam planetas que tenham o tamanho da Terra até Netuno, e fará medidas precisas do tamanho dos exoplanetas. Isso, junto com a informação conhecida sobre a massa dos planetas, permitirá que os cientistas possam determinar a densidade dos planetas, permitindo assim que seja possível fazer uma caracterização completa desses mundos extra-solares. A densidade de um planeta fornece uma pista vital sobre a sua composição e a sua estrutura, indicando por exemplo, se ele é predominantemente gasoso ou rochoso, ou se ele abriga um oceano.
“Nós estamos muito ansiosos para começar nossa jornada científica e conhecer melhor alguns exoplanetas em detalhe”, disse Kate Isaak, cientista de projeto da CHEOPS.
A missão CHEOPS será lançada como uma segunda passageira no foguete Soyuz que irá usar o Fregat, compartilhando a sua jornada para o espaço com um satélite que é parte da constelação de satélites italianos, Cosmo-SkyMed.
O veículo lançador também irá levar cinco CubeSats. Isso inclui o OPS-SAT da ESA um satélite de 30 cm com um poderoso computador para demonstrar uma melhora nas capacidade de controle da missão, que será necessária quando satélites puderem levar computadores mais poderosos.
Vamos aguardar então a data de lançamento da missão CHEOPS que ainda não foi definida.
Fonte:
CHEOPS
Artigo original:
spacetoday.com.br