Trocar ou vender jogos usados é uma prática comum em alguns estabelecimentos, algo que, por enquanto, não está disponível nas lojas digitais dos principais consoles. Contudo, isso pode mudar em breve, pelo menos no Xbox One e Windows 10, já que a Microsoft está testando uma política de reembolso para títulos digitais nas duas plataformas.
O recurso está liberado para alguns usuários do programa Xbox Insider, que oferece uma prévia de novidades no sistema Xbox antes delas chegarem para todos. De acordo com a mensagem exibida a esses jogadores, será possível devolver games em até 14 dias após a realização da compra, mas o pedido de devolução só poderá ser feito a partir de um dia após o lançamento do jogo.
Além disso, o reembolso só é aceito se o usuário jogou no máximo duas horas do título adquirido, e a política não se aplica a nenhum conteúdo adicional, como DLCs, passes de temporada e outros pacotes extras. Ao que tudo indica, esse processo só pode ser feito uma única vez para cada jogo.
“Vocês falaram e nós ouvimos. Para darmos ao jogador a liberdade de escolha, estamos fazendo mudanças no sistema de compras da Microsoft Store ao oferecer aos consumidores uma forma simples de retornar instantaneamente produtos digitais, como jogos e aplicativos”, diz a empresa.
“Estamos sempre procurando por novas maneiras de melhorar a experiência do consumidor e lançar regularmente novos recursos no Insider Program para encorajar e fomentar feedback dos fãs, o que nos ajuda a testar e refinar funções antes que elas cheguem ao público geral. Liberamos um serviço de reembolsos para conteúdos digitais para o Insider Program do Xbox One e Windows, e esse teste está limitado a membros selecionados”, completa.
Essas políticas são semelhantes ao método adotado pelo Steam. Introduzida à plataforma em junho de 2015, a opção tem os mesmos prazos da Microsoft – não mais do que duas horas de jogo e solicitação de reembolso em até duas semanas -, com a diferença que os jogadores podem pedir de volta o dinheiro referente a qualquer produto, seja ele DLCs, passes de temporada ou o game sozinho.
Ainda não há previsão de quando a Microsoft lançará a função de reembolso para todos os usuários da Xbox Live. No entanto, isso não deve demorar para acontecer, já que o recurso está sendo testado por um grupo de pessoas inscritas no Xbox Insider.