Já faz uma semana que a Microsoft lançou o Windows 10 Creators Update. Trata-se de uma atualização que traz alguns ajustes, novas funções e otimiza a execução de aplicativos nativos do sistema – inclusive, preparamos uma matéria especial contando todas as novidades. O update já pode ser feito em tablets, notebooks e computadores. Mas e quanto aos smartphones?
De acordo com a empresa, os celulares receberão suporte à chamada Atualização para Criadores no próximo dia 25 de abril. A má notícia é que apenas 13 aparelhos poderão baixar o patch, o que significa que a adoção do software nessa plataforma deve ser bastante inferior se comparado à versão desktop. A gigante de Redmond alega ter tomado essa decisão porque muitos consumidores que utilizam dispositivos mais antigos – a maioria com Windows Phone 8.1 – não estão recebendo uma experiência satisfatória, apresentando problemas de desempenho devido ao hardware datado dos aparelhos.
Abaixo, os dispositivos que vão receber o Creators Update:
- HP Elite x3
- Microsoft Lumia 550
- Microsoft Lumia 640/640XL
- Microsoft Lumia 650
- Microsoft Lumia 950/950 XL
- Alcatel IDOL 4S
- Alcatel OneTouch Fierce XL
- SoftBank 503LV
- VAIO Phone Biz
- MouseComputer MADOSMA Q601
- Trinity NuAns NEO
Ainda segundo a companhia, qualquer outro telefone que não esteja nesta lista não contará mais com suporte para desenvolvedores do programa Windows Insider. A Microsoft lembra que os desenvolvedores poderão criar novas aplicações usando o Creators Update, já que os arquivos podem ser instalados em smartphones mais velhos. Contudo, ela alerta os profissionais que, ao fazer isso, estão por sua conta e risco e cientes de estar trabalhando em dispositivos sem suporte oficial.
O número de utilizadores do Windows 10 Mobile já era restrito a poucos dispositivos, uma vez que o sistema perdeu destaque e até investimento desde que o foco da Microsoft se voltou ao Windows 10 para PCs. Agora, essa quantidade deve ficar ainda mais reduzida, já que alguns dos telefones mais populares com a plataforma não foram incluídos na lista. Entre eles estão o Lumia 535, Lumia 930, Lumia 730 e Lumia 540.
“Reconhecemos que muitos Insiders ficarão desapontados ao saber que seus dispositivos não terão mais o nosso suporte. Analisamos o feedback dos nossos usuários do Windows Insider e percebemos que não estávamos fornecendo a melhor experiência possível para nossos clientes em aparelhos mais antigos. Isso nos ajudou a determinar quais gadgets são compatíveis com o Windows 10 Creators Update. Estamos ouvindo de forma constante os comentários da comunidade para fornecer a melhor experiência para todos os nossos clientes”, comentou a Microsoft.
Fonte: Windows Experience Blog via SlashGear