Não é preciso ser um grande conhecedor para saber que as marcas de maior popularidade no país também são aquelas que apresentam maior número de criticas e reclamações, afinal, quanto maior o número de compradores, maior a probabilidade de casos de problemas e defeitos surgirem. Neste pensamento, é natural pensar que a companhia com maior mercado também é aquela que acumula o maior número de reclamações, não é mesmo? essa não é bem a situação do Brasil.
Segundo dados do site reclameaqui, mesmo encabeçando de forma soberana a venda de smartphones e comercializando outros diversos tipos de eletrônicos em nosso país, a Samsung não possui o maior número de críticas, ficando atrás da Motorola neste quesito. Trabalhando quase que de forma exclusiva com os smartphones Moto em nosso país, a marca acumula cerca de 1000 registros a mais que a sul-coreana no nos últimos 12 meses.
Ainda assim, a satisfação ao cliente demonstra dados muito interessantes. Mesmo que as duas empresas possuam um bom atendimento, resolvendo 100% dos casos na plataforma, apenas 21,4% dos consumidores da Samsung voltariam a fazer negócio com a empresa, enquanto mais que a metade dos consumidores da Motorola (54,7%) permanecem com a marca.
Estes dados demonstram que o portfólio da Moto no Brasil tem sido muito bem visto ao longo dos anos, contudo, os smartphones tem apresentado mais problemas do que o esperado. Isto justifica os constantes casos de problemas que rodeiam principalmente a linha G da quarta geração, que se repetem novamente nesta geração com problemas de construção, desempenho e hardware.