A foto acima mostra um engenheiro inspecionando a nave espacial completa que irá levar o próximo rover da NASA para o Planeta Vermelho. A foto foi feita antes da nave entrar no Space Simulator Facility, localizado no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em Pasadena na Califórnia.
De cima para baixo, suspensa por cabos, pode-se ver, todo o chamado estágio de cruzeiro, que irá guiar e carregar a Mars 2020 durante seus sete meses de viagem até Marte. Diretamente abaixo do estágio de cruzeiro, está o que é chamado de aeroshell, que irá proteger o veículo durante o cruzeiro bem como durante a descida pela atmosfera marciana. Dentro do aeroshell e por isso não é visível nessa foto está o estágio de descida, que usará retrofoguetes para aterrissar o rover em Marte e um rover substituto, na verdade um modelo do rover, com a mesma massa e características (o rover real, está sendo montado na sala limpa da High Bay 1 do JPL).
A nave da Mars 2020 foi testada na câmara que tem 8 metros de diâmetro por 26 metros de altura, na mesma configuração em que estará enquanto estiver voando pelo espaço interplanetário. O rover da Mars 2020 carrega um conjunto totalmente novo de instrumentos, incluindo um sistema de coleta de amostras que irá coletar exemplares do solo marciano para que retorne para a Terra em futuras missões. A missão será lançada de Cabo Canaveral na Flórida em Julho de 2020 e pousará na Cratera Jezero em Marte em 18 de Fevereiro de 2021.
Essa imagem foi feita em 9 de Maio de 2019.
O JPL está construindo e irá gerenciar as operações do rover da missão Mars 2020 para o Science Mission Directorate da NASA em Washington.
Para mais informações sobre a missão, visite:
https://mars.nasa.gov/mars2020/.
Fonte:
https://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?feature=7405
Artigo original:
spacetoday.com.br