Uma das primeiras operações que o rover da missão Mars 2020 irá realizar depois de tocar o solo da Cratera Jezero em Marte no dia 18 de Fevereiro de 2021, será levantar o seu mastro de sensores remotos, ou RSM, que carrega importantes instrumentos, além da parte óptica.
Nessa foto, feita dia 23 de Maio de 2019, na sala limpa High Bay 1 da Spacecraft Assembly Facility no Jet Propulsion Laboratory, em Pasadena, na Califórnia, os engenheiros estão reinstalando a cobertura na cabeça do RSM depois de integrar as duas câmeras de alta definição Mastcam-Z. Pode-se ver na foto abaixo da cobertura vermelha da lente, a câmera Mastcam-Z esquerda com a tag “Remove Before Flight”, alguns equipamentos estão bloqueando a Mastcam-Z direita que não pode ser vista na foto. O RSM e suas duas câmeras gêmeas serão instalados no deck de instrumentos do rover na semana de 3 de Junho de 2019.
A Mastcam-Z é um instrumento de imageamento estereoscópico e multiespectral que irá melhorar e muito a capacidade do rover Mars 2020 de se locomover pelo solo marciano além de melhorar a capacidade de coletar amostras. A câmera também permitirá que a equipe científica observe detalhes estruturais, morfológicos, mineralógicos e de textura das rochas e sedimentos em qualquer local dentro do campo de visão do rover, ajudando assim a contar a história geológica do Planeta Vermelho.
“A Mastcam-Z será a primeira câmera colorida em Marte que poderá dar zoom, permitindo assim imagens 3D com uma resolução sem precedentes”, disse o principal pesquisador da Mastcam-Z, Jim bell, da Arizona State University em Tempe. “Com uma resolução de 0.8 milímetros em frente do rover e de 38 milímetros a uma distância de 100 metros do rover, as imagens da Mastcam-Z terão um papel fundamental em selecionar as melhores amostras para serem retornadas para a Terra, da Cratera Jezero”.
As capacidades da Mastcam Z não são as únicas coisas inéditas da missão. A Mars 2020 será a primeira sonda na história da exploração planetária com a habilidade de precisamente redirecionar o seu ponto de pouso durante a sequência de aterrisagem. Além disso, o rover carrega um sistema de coleta de amostras que irá coletar rochas e amostras do solo marciano e deixa-las armazenadas na superfície do planeta para que missões posteriores possam recuperar essas amostras e trazê-las para a Terra.
A Mars 2020 será lançada da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral em Julho de 2020.
O JPL está construindo e irá gerenciar as operações do rover Mars 2020 para o Science Mission Directorate da NASA na sede da agência em Washington.
Se você quiser, pode mandar o seu nome para Marte, a bordo da missão Mars 2020, essa promoção da NASA está válida até o dia 30 de Setembro de 2019. Para isso, basta preencher o cadastro, nesse link:
https://go.nasa.gov/Mars2020Pass
Para mais informações sobre a missão, visite:
https://mars.nasa.gov/mars2020/
Fonte:
https://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?feature=7414
Artigo original:
spacetoday.com.br