De acordo com informações recentes, a Marinha Real Britânica ainda usa o Windows ME (Windows Millennium Edition) e Windows XP em alguns equipamentos.
Marinha Real Britânica ainda usa o Windows ME e Windows XP em alguns equipamentos
Segundo o site The Register, estas versões do Windows ainda são usadas em alguns equipamentos no navio de pesquisa marítima HMS Enterprise.
O navio foi construído em 2003 e a maior parte da sua infraestrutura de TI ainda é baseada em equipamentos e softwares da época – mas com novos softwares de missão e sistemas operacionais instalados e atualizados de acordo com a necessidade.
Por ser um navio de pesquisa, o HMS Enterprise normalmente faz uso de sistemas civis. Equipamentos e sistemas confidenciais são usados apenas pelos comandantes do navio. Sua rede interna, a Defence Information Infrastructure (DII), utiliza sistemas com o Windows 7, Windows XP e Windows ME – “simplesmente porque funciona”, nas palavras de um dos tripulantes.
O Windows ME teve sua fase de suporte estendido encerrada em 2006 e o Windows XP foi oficialmente descontinuado em 2014. Já o Windows 7 terá sua fase de suporte encerrada nos próximos anos.
Um dos tripulantes do navio disse que os equipamentos não possuem conexão com o mundo exterior. Além disso, todas as portas USB são bloqueadas, ninguém tem acesso aos drives de CD/DVD-RW, as diferentes redes a bordo do navio não se comunicam entre si e a tripulação é aconselhada a não mover dados de uma rede para outra.
O suporte para Wi-Fi oferecido para dispositivos pessoais dos tripulantes é algo relativamente recente, tendo sido instalado em 2017.
O post Marinha Real Britânica ainda usa o Windows ME e Windows XP em alguns equipamentos apareceu primeiro em BABOO.
Artigo original:
www.baboo.com.br