No fim de semana de 10 a 12 de maio de 2024, a Terra foi atingida pela maior tempestade solar em mais de uma década. Enquanto muitos de nós admirávamos as auroras coloridas que iluminavam a atmosfera protetora da Terra, as espaçonaves enfrentaram fortes ventos solares e radiação eletromagnética extremamente intensa.
Posicionado entre o Sol e a Terra, o Observatório Solar e Heliosférico (SOHO), um projeto conjunto da ESA e NASA, captou toda a erupção solar em vídeo. As imagens mostram o Sol expelindo nuvens de partículas, com uma explosão particularmente grande direcionada à Terra no dia 11 de maio. Os pontos brilhantes à esquerda e à direita na filmagem são Júpiter e Vênus.
O vídeo foi registrado pelo instrumento LASCO do SOHO, um coronógrafo composto por um telescópio com um disco que bloqueia o centro da visão. Ao bloquear a luz direta do Sol, o instrumento permite observar a luz da coroa solar ao redor.
As informações foram fornecidas pela Agência Espacial Europeia.
O post Maior Tempestade Solar em Mais de uma Década Atinge a Terra e é Registrada pelo SOHO apareceu primeiro em SPACE TODAY – NASA, Space X, Exploração Espacial e Notícias Astronômicas em Português.
Artigo original:
spacetoday.com.br