Onde na Lua que a primeira missão tripulada do Programa Artemis, a Artemis III, irá pousar? Para quem não sabe a NASA pretende pousar os próximos astronautas na Lua entre os anos de 2025 e 2026, e esse pouso deve ocorrer nas proximidades do Polo Sul Lunar, isso porque ali é que existem os maiores depósitos de gelo de água no fundo das crateras que ficam eternamente nas sombras.
A NASA ainda não escolheu o local exato do pouso, o que ela tem na verdade são 13 possíveis locais, e desses candidatos deve sair então o local de pouso da Artemis III.
Na órbita da Lua atualmente existe uma missão chamada LRO, ou Lunar Reconnaissance Orbiter, essa sonda faz imagens impressionantes do nosso satélite com uma qualidade impressionante e com uma resolução incrível.
Recentemente a LRO fez imagens do chamado Malapert Massif, ou Maciço de Malapert. Esse é um dos pontos candidatos ao pouso da missão Artemis III da NASA. Esse maciço é um local alto e plano localizado próximo do polo sul da Lua, de um lado um desfiladeiro de 5000 metros e do outro lado um desfiladeiro de 3500 metros. Certamente a visão de cima desse maciço seria algo impressionante, o problema é que é um ponto cheio de desafios para se pousar, principalmente quando estamos falando de uma missão nova que irá pousar nas Lua.
As imagens de alta resolução foram feitas pela sonda LRO da NASA no dia 3 de março de 2023, quando a sonda estava a cerca de 170 km da Cratera Shackleton. Desse ponto de vista da LRO é possível ver o que seria o lado de trás do maciço.
A região que é candidata ao pouso da missão Artemis III é parcialmente visível desse ponto de vista da sonda.
Agora pare um pouco e pense os astronautas pousando nesse maciço, imaginem as imagens que nós teríamos da Lua, imaginem a visão que os astronautas teriam, realmente seria algo espetacular.
Fica aí então apresentado o Maciço Malapert e você já pode deixar a sua torcida se achou esse local interessante.
Fonte:
http://lroc.sese.asu.edu/posts/1294
O post Maciço Malapert – Candidato A Local De Pouso da Artemis III apareceu primeiro em SPACE TODAY – NASA, Space X, Exploração Espacial e Notícias Astronômicas em Português.
Artigo original:
spacetoday.com.br