Luz Síncrotron Será Usada Para Analisar Amostra do Asteroide Bennu

Mestre Jedi Luz Síncrotron Será Usada Para Analisar Amostra do Asteroide Bennu

Após uma jornada incrível, um grão do asteroide Bennu será trazido para o Diamond Light Source, o sincrotron nacional do Reino Unido, para medições científicas. O grão faz parte de 100 miligramas da amostra enviada ao Museu de História Natural (NHM) em Londres, uma pequena fração dos cerca de 70 gramas de rochas e poeira de Bennu trazidos pela missão OSIRIS-REx da NASA. Ele será submetido a uma análise intensiva no instrumento Dual Imaging And Diffraction (DIAD) no Diamond, pelo Dr. Ashley King e sua equipe do NHM, juntamente com outros colaboradores da missão OSIRIS-REx das Universidades de Oxford, Open e Manchester.

A linha de feixe DIAD no Diamond é um instrumento científico único que pode extrair informações sobre composição química e permitir a dissecação virtual em um nível de detalhe sem precedentes, de forma não destrutiva. Isso fornecerá uma quantidade significativa de dados científicos e novos conhecimentos sobre o asteroide e as origens do nosso sistema solar.

A sonda Exploradora de Origens, Interpretação Espectral, Identificação de Recursos e Segurança-Regolito (OSIRIS-REx) foi lançada em direção ao asteroide Bennu em 8 de setembro de 2016. Em outubro de 2020, ela coletou uma amostra de rochas e poeira da superfície de Bennu, a 330 milhões de quilômetros da Terra. O material, coletado pela missão da NASA, levou quase três anos para ser retornado à Terra (deserto de Utah, EUA) em 24 de setembro de 2023.

Mestre Jedi Luz Síncrotron Será Usada Para Analisar Amostra do Asteroide Bennu

O Dr. Ashley King, cientista planetário do Museu de História Natural, especializa-se no uso de técnicas de sincrotron para examinar amostras literalmente fora deste mundo. Ele já estudou amostras de meteoritos no Diamond. Utilizará esse conhecimento e as extensas coleções de minerais e meteoritos do museu no estudo para possibilitar comparações de amostras e ter padrões que auxiliem nos cálculos para a equipe de pesquisa.

O Dr. King fez parte do grupo que colocou os primeiros olhos e instrumentos nas amostras rochosas do asteroide Bennu e as examinou em um laboratório especialmente projetado no Centro Espacial Johnson da NASA, no Texas. Essa análise inicial mostrou que o pó negro extraterrestre era rico em carbono e minerais carregados de água, algo que o Dr. King está ansioso para verificar usando o instrumento DIAD no Diamond.

Ele comenta: “Embora essa amostra seja pequena, apenas um pouco maior que um grão de areia, é mais do que suficiente para revelar muitas informações sobre nosso sistema solar. O Diamond é fundamental, pois permite testes não destrutivos das amostras, o que é vital. As amostras de Bennu serão usadas para testar teorias que sugerem que asteroides como Bennu podem ter estado envolvidos na entrega de componentes-chave ao sistema terrestre jovem há cerca de 4,5 bilhões de anos.

Mestre Jedi Luz Síncrotron Será Usada Para Analisar Amostra do Asteroide Bennu

“Potencialmente, é assim que conseguimos a água em nossos oceanos e alguns dos compostos necessários para iniciar a vida. Nossos experimentos estão focados em entender a mineralogia, composição e texturas das amostras para contar a história da história de Bennu. Usando o DIAD, poderemos explorar a mineralogia de Bennu em 3D.”

O Dr. Sharif Ahmed, Cientista Principal da Linha de Feixe do DIAD no Diamond, acrescenta: “O que diferencia o DIAD é sua capacidade única de medir a composição química e a estrutura interna 3D da amostra ao mesmo tempo e no mesmo local. Conseguimos isso combinando difração de raios-X e tomografia computadorizada de raios-X, o que permite ao DIAD extrair informações que nenhum outro instrumento pode. Estamos muito animados por sermos um dos primeiros instrumentos do mundo a analisar um pedaço de Bennu. Mal posso esperar para ver que insights o DIAD revela.”

O DIAD é um instrumento de feixe duplo de raios-X para imagens, difração e dispersão, que permite aos cientistas investigar a microestrutura interna 2D e 3D de estruturas complexas e dinâmicas (com imagens), bem como informações locais de fase e tensão (da difração) na escala micrométrica.

O Prof. Gianluigi Botton, CEO do Diamond Light Source, conclui: “É incrível pensar que essas amostras vieram do asteroide por meio de um feito de engenharia que tornou a missão OSIRIS-REx um grande sucesso. A seguir, é maravilhoso ver nossos cientistas serem capazes de desempenhar seu papel nessa importante colaboração mundial. As equipes envolvidas acreditam que essa pesquisa acelerará nosso entendimento sobre como os planetas se formaram e como a própria vida começou, já que os asteroides são considerados os blocos de construção do nosso sistema solar.”

Mestre Jedi Luz Síncrotron Será Usada Para Analisar Amostra do Asteroide Bennu

Fonte:

https://phys.org/news/2023-12-synchrotron-based-analysis-asteroid-bennu.html

O post Luz Síncrotron Será Usada Para Analisar Amostra do Asteroide Bennu apareceu primeiro em SPACE TODAY – NASA, Space X, Exploração Espacial e Notícias Astronômicas em Português.

Artigo original:
spacetoday.com.br